Torre do Banespa é reaberta com o nome de “Farol Santander”
Após permanecer fechada para visitação por um longo tempo, a icônica Torre do Banespa reabrirá no feriado do aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro. O edifício Altino Arantes, inaugurado em 1947, será chamado de “Farol Santander” e agora funcionará como Centro Cultural. Mesmo antes da abertura oficial, o Santander instalou nova iluminação e projeções de imagens na fachada do prédio, que são feitas à noite. A reabertura ao público estava prevista para ocorrer em novembro do ano passado, mas foi adiada para a data simbólica para a cidade.
De acordo com o banco, a coleção de obras de arte do banco e acervo herdado do Museu Banespa serão abrigados entre os 35 andares da torre. Entre as peças do museu, estão obras de Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Tomie Ohtake, além de mobiliário antigo do banco, documentos e mecanografia bancária. Agora, acervo de outros bancos também adquiridos pelo Santander serão armazenados no local. Algumas exposições têm tempo limitado. Confira a programação.
O mirante do “Banespão”, o mais alto de São Paulo, vinha desde 2015 fazendo falta para quem visita a cidade. De lá, é possível ver outros marcos importantes da cidade, como o Mercado Municipal, a Catedral da Sé, e até mesmo os edifícios Itália, Copan e Hilton.
Para o presidente da Afubesp, a reabertura como centro cultural é positiva para a população. No entanto, é preciso reafirmar que a memória do Banespa e dos que fizeram e fazem o banco seja mantida. “O centro de São Paulo não é o mesmo sem a torre aberta ao público, e além da importância cultural há a questão da memória da luta dos banespianos que precisa continuar viva”, diz.
Setores – O Farol está dividido em três grupos de andares: “memória”, no hall do térreo, acervo, mirante e um Café; “exposições” e “experiências”, com um auditório voltado a debates, uma pista de skate no 21º andar e até um loft que pode ser reservado para hóspedes e eventos.
Porém, esta experiência “renovada” não fica de graça para quem quiser visitar. Para entrar no Farol, o Santander cobra ingresso de acordo com o tipo de visita: exposições e mirante, espaço memória e mirante, visita completa ou somente o mirante. Os valores vão de R$ 8 a R$ 20, com meia-entrada e desconto para cliente do banco. É possível reservar pela internet.
Serviço:
Centro Cultural Farol Santander
Terça-feira a domingo, das 09h às 19h
Rua João Brícola, 24 – Centro de São Paulo