Surpreenda-se com as águas de Paranapiacaba
Para quem está em São Paulo, bastam 44 quilômetros para chegar até a charmosa Vila de Paranapiacaba, localizada no município de Santo André. É, geralmente, um passeio escolhido pelos turistas em meados do meio do ano, quando as temperaturas são mais baixas e o clima com nevoeiro dá uma atmosfera londrina à região. No entanto, Paranapiacaba é um surpreendente destino cheio de trilhas e cachoeiras escondidas.
>> Quer saber mais sobre a Vila? Relembre atividade do Qualidade de Vida em Paranapiacaba
Neste verão, com temperaturas que chegam a bater a casa dos 40ºC de sensação térmica, descobrir locais em meio a natureza para se refrescar é a grande pedida. Então, depois de tomar um sorvete de cambuci em umas das simpáticas vendas da vila, se informe sobre as águas de lá no Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, ou contrate um serviço de guia para te levar às cachoeiras.
A mais conhecida de todas é a Cachoeira da Fumaça, formada com grandes rochas e uma queda d’água de 60 metros. Ao lado dela, outras quedas paralelas formam a Cachoeira dos Grampos. Para chegar a ambas, é preciso encarar uma trilha de dificuldade mediana por aproximadamente duas horas e meia. Porém, não é recomendado se arriscar sem orientação e aval de um guia de turismo, sob o risco até de se perder nas matas.
Uma opção mais tranquila é visitar o Poço Formoso, que possui uma trilha moderada. O caminho é cercado de bicas d’água e grandes pedras (por esse motivo, todo cuidado é pouco para não escorregar, com atenção sempre ao terreno irregular). A recompensa vale todo o esforço: a cachoeira pacata forma uma piscina natural de águas esverdeadas e calmas, perfeitas para se refrescar.
Como chegar
Para chegar à Vila de carro, o visitante deve seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (placa para Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (estrada Velha de Santos) até o Km 33 e pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31) até o Km 45,5. Após, o motorista deve pegar a SP 122 até Paranapiacaba. Também é possível chegar de ônibus, ele sai do Tersa (Terminal Rodoviário de Santo André), localizado na Estação Prefeito Saladino (CPTM), ou da estação ferroviária de Rio Grande da Serra a cada hora (Viação Ribeirão Pires, tel. 4828-9646). – (informações do site da prefeitura de Santo André).