São Paulo pra curtir a pé
Para muitos São Paulo é sinônimo de trânsito. Mas é possível aproveitar muito a cidade em passeios feitos a pé. Basta escolher uma região e explorar o que ela tem a oferecer.
A região da República, por exemplo, é bem mais do que um centro de compras. Concentra uma infinidade de prédios históricos e espaços culturais, além de bares e restaurantes, com especialidades das mais variadas nacionalidades, com opções de preços a escolher.
Durante a semana e de dia, em uma caminhada de poucos quilômetros é possível fazer uma visita guiada no Teatro Municipal ou na Biblioteca Mário de Andrade; conferir a genialidade de Oscar Niemeyer ao projetar o Edifício Copan – e aproveitar pra conhecer lugares super badalados instalados ali -; apreciar a paisagem urbana a partir do 46º andar do Edifício Itália, local considerado a melhor vista da cidade.
Para curtir a noite, a região está repleta de opções. Destaque para a programação variada da Praça das Artes, complexo cultural dedicado à música, dança, ao teatro e exposições, e da Galeria Olido, que tem várias atrações gratuitas, inclusive.
Aliás, a famosa esquina Ipiranga com Avenida São João fica nesses arredores e é quase impossível não cantarolar a música de Caetano de Veloso enquanto se caminha por lá.
Mais a frente, no charmoso Largo do Arouche, o hotel San Raphael, cuja construção já tem 80 anos de idade e possui arquitetura neo-clássica, é excelente opção para entrar de vez no clima histórico e cultural deste passeio. Uma mistura de modernidade com antiguidade você encontra em suas amplas suítes, acomodações que já receberam artistas renomados como Roberto Carlos e Edit Piaf. Show a parte está a vista noturna do terraço do hotel que evidencia a Avenida São João (foto).
Associados da Afubesp aproveitam as instalações com desconto de 5% e ainda podem curtir a gastronomia portuguesa oferecida em um de seus restaurantes do grupo: a Tasca do Arouche, que fica bem no San Michel hotel, que faz parte do grupo e também é conveniado à associação. O restaurante realiza mensalmente a Noite de Fados, que ali a cultura com a comida dos patrícios.
Fotos: Divulgação