Santos Dumont: Além de aviador e famoso inventor, também um poeta; Confira exposição

Muitos conhecem a figura histórica de Alberto Santos Dumont como o icônico inventor brasileiro, famoso aviador criador do 14 Bis e reconhecido mundialmente. No entanto, poucos conhecem outra faceta dele: o de poeta. “Não se espante com a altura do voo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar”, diz um de seus escritos.
Neste dia 20 de outubro, lembramos a criatividade e inovação de Dumont que contribuiu com sete invenções que revolucionaram a história da aviação, desde o modesto balão a gás até o avançado avião Demoiselle, mas revelando também um homem que, além de cientista, era profundamente inspirado pela arte.
Com suas palavras profundas e sensíveis, o poeta inventor leva a reflexão de todos que alcançam seus versos. Ele nos lembra que a verdadeira inovação muitas vezes reside na capacidade de ver o mundo de diferentes perspectivas e explorar os limites da criatividade.
Para marcar os 150 anos de nascimento de Dumont, há uma exposição sobre sua vida em São Paulo.
Dica Cultural
O Museu Catavento apresenta a exposição “Santos Dumont – entre máquinas e sonhos”, uma jornada fascinante pela vida e inovações deste gênio da aviação. A exposição é uma oportunidade imperdível para explorar a vida e obra desse visionário.
Com uma área total de 500 metros quadrados, incluindo espaços internos e externos, os visitantes poderão contemplar o 14-bis, o Demoiselle e um caça F5.
Esta exposição promete proporcionar uma experiência enriquecedora e emocional para todos os que desejam conhecer melhor a história do poeta inventor.
E para aqueles que gostam de viajar, em Petrópolis no Rio de Janeiro situa-se a ultima residência de Santos Dumont, que hoje é um pequeno museu aberto à visitação.
Serviço:
Santos Dumont: Entre Máquinas e Sonhos
Quando: De terça a domingo, das 9h às 17h, até abril de 2024
Quanto: R$ 15 (inteira), e gratuita às terças
Onde: Museu Catavento – Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II,
Gabriela Almeida – Afubesp