Santander se compromete a rever comunicado ambíguo e ameaçador
Após solicitação da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander), o banco se comprometeu a rever o conteúdo de um comunicado cobrando dos funcionários a obtenção das certificações da Anbima (CPA-10, CPA-20, CEA).
“Não possuir a certificação obrigatória para seu cargo? TÔ FORA!”, diz o título da mensagem que foi encaminhada aos bancários.
Segundo Lucimara Malaquias, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander), ficou muito clara uma ameaça de demissão para os trabalhadores que ainda não têm certificação. “O Santander deve agir na construtiva e estimular seus trabalhadores a se especializarem e se atualizarem; e abandonar de vez a prática arcaica de ameaçar os empregados a todo o tempo. Por isto, consideramos positiva a decisão do banco de alterar o conteúdo da mensagem. Vamos acompanhar novos comunicados do banco para que a linguagem seja correta.”
Os cursos preparatórios para as certificações exigidas pelos bancos são disponibilizados pela maioria dos Sindicatos do Brasil, incluindo o Sindicato dos Bancários de São Paulo, com descontos de 50% para os associados. “Por isto, procure seu sindicato e se atualize”, orienta Luicmara Malaquias.
SP Bancários