Santander faz proposta indecente para aposentados do Sudameris abandonarem plano médico gratuito

Após ver sua tentativa de passar a cobrar pelo plano de saúde Clínica Grátis ser barrada por liminar judicial, o banco Santander está tentando “comprar” o direito dos beneficiários com uma proposta de indenização.

O plano de saúde Clínica Grátis é um direito dos aposentados oriundos do Banco Sudameris, que contribuíram por 25 anos ou mais para a Fundação Sudameris. Em janeiro deste ano, o Santander informou que esses beneficiários não teriam mais direito à gratuidade a partir de abril.

Em maio, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, por meio de decisão do juiz Paulo Niemer Filho, deferiu liminar que suspendeu temporariamente a cobrança de mensalidades dos aposentados do Banco Sudameris.

Agora, o Santander está contatando alguns aposentados, que entraram com ação individual para manter o plano de saúde, oferecendo uma indenização no valor de R$ 20 mil para cada beneficiário. O valor será pago caso concordem em cancelar a inscrição no plano médico, ou seja, caso renunciem ao direito.

Um aposentado que não quis se identificar desabafou: “Tenho 72 anos e estou muito preocupado. Sou infartado e o que o Santander está fazendo é uma covardia, uma maldade. O que o banco gasta com a gente não é nada diante do lucro anual, dedicamos a nossa vida ao banco.”

Vera Marchioni, dirigente e executiva do Sindicato dos Bancários, ressalta que a entidade tem denunciado amplamente o ataque que o Santander tem desferido contra os direitos dos trabalhadores brasileiros. De acordo com a dirigente, esses ataques atingem tanto profissionais da ativa como também os aposentados.

“O Banco espanhol, em que pese os lucros bilionário no Brasil, ataca os direitos dos trabalhadores da ativa através de fraudes na contratação e, ao mesmo tempo, desfere ataques sistemáticos aos direitos pós-emprego dos aposentados oriundos do Banespa, Bandepe, Real, Sudameris, entre outros. Com essa postura, o Santander busca se livrar da sua obrigação em relação à assistência médica e aos fundos de pensão, tentando transferir todos os custos com esses direitos para os aposentados”, completa Vera Marchioni.

 

Fonte: Sindicato dos Bancários

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

Notícias Videos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *