Banco admitiu o equívoco e disse que já pagou a diferença em dezembro
O Sindicato dos Bancários de São Paulo reclamou à direção do Santander o cálculo incorreto da comissão de função dos bancários oriundos do Real, em reunião do Comitê de Relações Trabalhista (CRT) na sexta-feira, dia 17.
A entidade tomou conhecimento do erro por meio de denúncia de alguns funcionários. O banco não levou em consideração o ATS (Adicional por Tempo de Serviço) no cálculo da comissão de funções, que é pelo menos 55% da soma do salário base, do ATS e outras verbas de natureza fixa. O Santander admitiu o erro e informou que isso ocorreu com 83 bancários desde março de 2009, mas que a diferença já foi paga em dezembro, e nos reflexos, como 13º salário e férias, será paga em janeiro.
“Solicitamos que os bancários confirmem isso no holerite e qualquer problema ou dúvida que entrem em contato com o Sindicato”, avisa o coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e diretor do Sindicato, Marcelo Sá.
Caixas temporários
O Santander anunciou um dia antes da reunião do CRT que contratará temporariamente 140 funcionários, entre caixas e promotores de atendimento, através de uma empresa terceirizada, para o chamado “Projeto Verão”. O Sindicato declarou que é contra a terceirização e exigiu que o banco contrate o trabalhador, garantindo a ele todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). “Há necessidade de novas contratações em toda a rede. Isso é fundamental para melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao correntista”, declara o dirigente.
Simulações
Foi reforçado, mais uma vez, que as simulações de integração dos sistemas do Real e do Santander, que têm ocorrido aos finais de semana, precisam ser previamente negociadas com as entidades sindicais. Os dirigentes exigem o pagamento de hora extra, o reembolso de transporte e alimentação do funcionário, a presença de vigilantes para garantir a segurança dos trabalhadores e que a instituição não use horários incompatíveis e inseguros, e reivindica ainda que o Santander compense o funcionário com um dia de folga.
Pijama
Durante a negociação foi reiterada a reivindicação de prorrogação do “pijama” (Licença Remunerada Pré-aposentadoria) para 31 de agosto de 2011. Apesar de ter afirmado que o programa já cumpriu seu objetivo – o “pijama” terminou em 1º de setembro deste ano -, a direção do Santander disse que está analisando o assunto internamente. “Reforçamos que a prorrogação do programa é uma forma de o Santander valorizar seus funcionários brasileiros, já que o mercado nacional responde por cerca de 30% do lucro do banco espanhol. Além do mais, o programa é uma realidade junto aos trabalhadores do Santander no Uruguai e na Espanha, por que não no Brasil?”, ressalta Marcelo.
Demissões
Foram discutidas também as demissões direcionadas a bancários oriundos do Banespa. O Sindicato exigiu o fim dessas dispensas. O Santander negou que esteja ocorrendo um processo de demissões, mas se comprometeu a verificar internamente a denúncia.
Seeb SP