Santander apresenta à COE políticas para ampliação da diversidade

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira 31, o Santander apresentou à Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander) suas políticas e ações a fim de promover a diversidade no quadro funcional, com base no relatório de sustentabilidade de 2022 do banco.

Dentre as medidas elencadas pelo Santander estão:

  • Participação das mulheres nos cargos de decisão: segundo o banco, as mulheres representam 33% do Conselho de Administração e 40% do Comitê Executivo.
  • Incentivo à participação das mulheres em áreas estratégicas, como as vice-presidências (VP) de varejo e de finanças, e o RH.
  • O banco admitiu que nem sempre é cumprido o percentual previsto na Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91) que determina a contratação de 5% de empregados com deficiência. Porém, alegou esforços a fim de melhorar este índice, inclusive por meio de programas de contratação e capacitação de PCDs em setores de tecnologia (F1RST) e na área comercial. O cumprimento desta lei não é opcional, e o movimento sindical vai cobrar para que seja respeitada.
  • Três mil bolsas de estudo no âmbito do Santander Universidade, destinadas exclusivamente a homens e mulheres negras em cursos preparatórios para certificação Anbima (CPA-10, CPA-20 e CEA); e de idiomas, dentre outros.
  • Programa de desenvolvimento de mulheres, lançado em evento realizado no Dia Internacional das Mulheres, com a participação com de 12 mil empregadas.
  • Contratação de 205 estagiários negros, no âmbito do programa Jovens Talentos. Segundo o banco, 75% dos menores aprendizes são negros.

Segundo a dirigente da Afubesp Wanessa Queiroz, o Santander avançou nos temas da diversidade dos trabalhadores, em especial na formação de lideranças femininas. “Porém observamos que ainda existe muito a ser feito, principalmente no que se refere a mais possibilidade de ascensão profissional aos trabalhadores e trabalhadoras com deficiência, e negras e negros em todos os quadros da organização, incluindo funções de liderança e cargos de diretoria,” ressalta a dirigente, que também é coordenadora da COE Santander e diretora da Fetec-CUT/SP.

Nas próximas reuniões, ainda sem data para ocorrer, o Santander se comprometeu a apresentar ações voltadas para os trabalhadores LGBTQIAP+; de combate ao assédio sexual; e aos empregados com idade mais avançada.

O pacote de medidas lançado pelo governo federal no dia 8 de março prevê a igualdade salarial entre homens e mulheres, mas sobretudo o fornecimento de dados mais detalhados sobre contratação de empregados e empregadas por gênero, raça e PCDs. Com a medida, as empresas deverão fornecer estes dados ao Ministério do Trabalho e Emprego, e haverá mais condições de fiscalizar o cumprimento da lei.

Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Na surdina, Banesprev convoca eleições e não avisa sequer os eleitos

São João do CTN celebra a cultura nordestina em São Paulo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

Boletim Informativo

Na surdina, Banesprev convoca eleições e não avisa sequer os eleitos

Banesprev Destaques Notícias

São João do CTN celebra a cultura nordestina em São Paulo

Entretenimento Notícias Últimas

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *