Santander acerta contrato para ser patrocinador do Museu Pelé
O Santander Brasil acaba de acertar um contrato de patrocínio que vai reforçar a sua parceria com o Atleta do Século. O laço entre as duas partes existe desde 2008, quando o banco escolheu Pelé para ser o “padrinho” da Copa Santander Libertadores.
Agora ganha novos contornos com a decisão da instituição financeira de se tornar patrocinadora do Museu Pelé, que reunirá acervo pessoal do ex-jogador a fim de preservar a sua memória. O investimento será de R$ 3 milhões e se dará por meio da Lei Rouanet.
O museu será construído em Santos, no antigo Casarão do Valongo, situado no Largo Marquês de Monte Alegre, Centro Histórico da cidade. Antes de receber o acervo, o edifício construído em 1865 terá as fachadas restauradas e o interior reestruturado. O projeto cultural ficará hospedado em um bloco de 1.232 metros quadrados a ser erguido no local.
Com previsão de inauguração para dezembro do ano que vem, a iniciativa reunirá mais de 1.500 peças, que se dividem entre objetos pessoais, fotos, filmes e troféus. Hoje, os itens encontram-se espalhados na Alemanha, Emirados Árabes e em posse do próprio jogador.
“O Pelé é um patrimônio do Brasil e da cultura brasileira. A sua história é um capítulo à parte na história do País. Assim sendo, é preciso conservá-la, apresenta-la a quem não vivenciou o período das suas maiores obras-primas e eterniza-la na memória”, diz Fernando Byington Egydio Martins, vice-presidente executivo de Marca, Marketing, Comunicação e Interatividade do Santander Brasil.
“Ao apoiar o projeto, o Santander reforça o seu posicionamento de preservação do patrimônio cultural brasileiro, como já faz por meio do apoio à restauração dos Arcos da Lapa; reafirma a valorização de espaços culturais para fruição da cultura, como faz ao manter as Unidades Santander Cultural de Portal Alegre e Recife; e demonstra apoio à promoção da cultura brasileira, expressa através do esporte”, continua o executivo.
Folha de S.Paulo