Retrospectiva 2016: Resistir é preciso!
Se existe uma palavra que possa definir o ano que se encerra, talvez seja “resistência”. A classe trabalhadora, como há muito não se via, teve (e continua tendo, cada vez mais) de encarar de frente e resistir a muitas ameaças de retrocesso de direitos: terceirização das atividades-fim, PEC 55 (do teto de gastos) e mais recentemente à reforma da Previdência. Se aprovado, o trabalhador terá de contribuir por cruéis 49 anos para receber aposentadoria integral.
Os bancários realizaram a maior greve dos últimos anos. Foram 31 dias, firmes e fortes, até que se arrancasse avanço na negociação com a Fenaban, com 8% de reajuste e abono (valor este que a Afubesp reivindica pagamento também aos aposentados). Já assinado, o acordo aditivo do Santander teve negociação exaustiva, mas com garantia de conquistas para os funcionários do banco – que ao longo do ano tomou decisões unilaterais, desconsiderando os trabalhadores.
Apesar da difícil conjuntura, a Afubesp segue avançando para oferecer mais serviços. São cada vez mais opções e facilidades para os associados no setor de convênios, com destaque para educação, saúde e lazer. O departamento jurídico da associação continua atuando com dinamismo nas diversas ações e processos.
A luta da Afubesp e sindicatos por uma solução quanto às contribuições extraordinárias do Plano II do Banesprev merece destaque. Seja organizando debates entre os participantes afetados pelos aumentos ou em audiência no Senado Federal, continuamos atentos e atuantes.
Já no início de 2017, os banespianos terão a incumbência de escolher seus representantes nas eleições estatutárias. A própria associação também passará por uma eleição, e é importante a participação dos associados nestes pleitos para fortalecermos cada vez mais a representatividade. Resistimos, e continuaremos nessa luta no próximo ano!
Diretoria da Afubesp