Reivindicações específicas do Santander já estão definidas
Os bancários do Santander definiram suas reivindicações específicas durante Encontro realizado na semana passada. Elas constam na minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do banco, aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (ACT) da categoria, com alterações pontuais na proposta em discussão com o banco. Ela já está em negociação com o banco.
“Levando em consideração o mote ‘nenhum direito a menos’, vamos lutar pela manutenção do ACT, com a atualização das cláusulas econômicas. Além disso, estamos negociando a assinatura de um Termo de Compromisso para que o banco negocie previamente com os sindicatos, federações e com a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) todas as vezes que for tomar alguma medida para se adequar à nova legislação trabalhista”, explica Maria Rosani, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander e diretora da Afubesp.
O banco apresentou uma proposta de regramento do ponto eletrônico que também está sendo analisada pela COE.
PPRS
O encontro também aprovou a minuta do acordo do Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS), que é a mesma assinada nos anos anteriores, considerando apenas a atualização dos valores a serem distribuídos aos trabalhadores.
Também fazem parte da renovação do acordo os termos de compromisso da Cabesp e do Banesprev.
Afubesp com informações do SP Bancários
Foto: Mariana Valadares