Nesta sexta-feira, dia 19, o Banesprev efetuou o pagamento das complementações e muitas pessoas se assustaram com o valor recebido abaixo do esperado. Agora tentam falar na Central de Atendimento, mas sem êxito tamanho o número de ligações. A Afubesp explica o que aconteceu e ressalta que a informação oficial está no site do Banesprev. Confira a íntegra aqui
Todo início de ano, o fundo de pensão atualiza o valor pago aos assistidos dos Plano II (Patrocinadora Santander Serviços), Plano III, Plano IV, SANPREV I e SANPREV II, compensando o reajuste obtido na aposentadoria recebida pelo INSS.
Em 2021, o aumento para quem recebe acima do piso ficou em 5,45%, conforme portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 12/1. O reajuste do INSS segue o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A confusão está no fato de que o Banesprev não lançou o desconto de janeiro, porque a liberação do índice ocorreu em data posterior à possível para ser implementada na folha de pagamento daquele mês. “(…) aplicaremos o reajuste aos participantes e pensionistas dos planos destacados acima no mês de Fevereiro/2021 retroativamente à Janeiro de 2021, sem prejuízos”, diz a nota do Banesprev.
Desta forma, o desconto observado no holerite de fevereiro é de 10,90% apenas neste mês, pois juntou janeiro e fevereiro. Em março, a compensação volta a ser de 5,45%.
Respostas de 2
Boa Tarde:
Minha duvida é sobre um aumento de 18% na contribuição da Cabesp. Plano Pré-75.
Esta correta essa cobrança.
Boa noite….essa conta não bate, tendo em vista que a competência do INSS é de janeiro , mas efetivamente somente em fevereiro é que recebemos, portanto o correto é ter reajustado a menor fevereiro Banesprev e somar com INSS com seu aumento para que dê os 100%..Não se pode retroagir a diferença descontada mais uma vez em fevereiro (com referencia janeiro) se não recebemos esse valor efetivamente em janeiro. Entendo que está errado. Não podemos ser prejudicado se há uma diferença de competências. Se fizerem a conta todo ano em janeiro existe um desconto que não recebemos ainda..Esse ano aconteceu em fevereiro.