Reajuste do INSS de janeiro foi compensado na complementação agora pelo Banesprev

Nesta sexta-feira, dia 19, o Banesprev efetuou o pagamento das complementações e muitas pessoas se assustaram com o valor recebido abaixo do esperado. Agora tentam falar na Central de Atendimento, mas sem êxito tamanho o número de ligações. A Afubesp explica o que aconteceu e ressalta que a informação oficial está no site do Banesprev. Confira a íntegra aqui
Todo início de ano, o fundo de pensão atualiza o valor pago aos assistidos dos Plano II (Patrocinadora Santander Serviços), Plano III, Plano IV, SANPREV I e SANPREV II, compensando o reajuste obtido na aposentadoria recebida pelo INSS.
Em 2021, o aumento para quem recebe acima do piso ficou em 5,45%, conforme portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 12/1. O reajuste do INSS segue o acumulado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
A confusão está no fato de que o Banesprev não lançou o desconto de janeiro, porque a liberação do índice ocorreu em data posterior à possível para ser implementada na folha de pagamento daquele mês. “(…) aplicaremos o reajuste aos participantes e pensionistas dos planos destacados acima no mês de Fevereiro/2021 retroativamente à Janeiro de 2021, sem prejuízos”, diz a nota do Banesprev.
Desta forma, o desconto observado no holerite de fevereiro é de 10,90% apenas neste mês, pois juntou janeiro e fevereiro. Em março, a compensação volta a ser de 5,45%.