Questões dos fundos de pensão em debate
Na última semana as questões dos fundos de pensão no Brasil foram debatidas em dois eventos distintos que reuniram especialistas em previdência complementar e representantes eleitos dessas instituições.
Na terça-feira, dia 23, a Anapar realizou um encontro para debater as perspectivas dos fundos de pensão no novo cenário econômico brasileiro, no Sindicato dos Bancários de São Paulo. O Banesprev esteve representado nos debates por Walter Oliveira e Camilo Fernandes, do Comitê Gestor do Plano II; Shisuka Sameshima e Márcia Campos do Comitê de Investimentos; José Reinaldo Martins, do Conselho Fiscal; Paulo Salvador e Rita Berlofa, do Conselho Deliberativo.
No dia seguinte e até sexta-feira, 26 de outubro, os eleitos do Banesprev, apoiados pela Afubesp, também participaram dos debates e painés do 33º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que este ano discutiu a nova realidade de investimentos.
Com o tema “Inovação para um novo tempo”, a iniciativa reuniu autoridades, empresários, financistas e dirigentes ligados ao setor de previdência complementar. O evento é promovido anualmente pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e este ano contou com a participação de 3,7 mil pessoas.
Na oportunidade, os eleitos do Banesprev encontraram-se com a banespiana aposentada e ex-representante eleita no Banesprev, Maria Auxiliadora, e o ex-banespiano Antonio Carlos Conquista, que hoje é diretor presidente do Postalis – fundo de pensão dos funcionários dos Correios.
Érika Soares – Afubesp