Qualidade de Vida: um dia em meio à natureza no Jardim Botânico

 

 

Sol brilhante, muitas árvores, algumas ninfeias, a nascente do Rio Ipiranga, conhecimento sobre biomas e orquídeas, um reduto do extinto pau-brasil, as belas gloxínias que correm risco de ser extintas, conversas, risadas, caminhada e um macaco bugio. Esse é um resumo breve, mas que muito diz sobre o que viram os participantes do passeio ao Jardim Botânico de São Paulo, organizado pelo Programa Afubesp Qualidade de Vida, no dia 31 de maio.

Foram 44 pessoas juntas e bem animadas ao parque, que era desconhecido de boa parte do grupo. Para começar, uma exposição interessante do ensaio fotográfico “O Jardim e a Cidade”, que busca mostrar a relação harmoniosa que pode haver entre a natureza e a intervenção humana. E foi exatamente o que os colegas encontraram mais a frente. A natureza exuberante aparece em sintonia com os espaços construídos pelo homem: o espelho d’água, os portais, o museu que traz esculturas em formas de tela do lado de fora que representam as áreas de estudo da botânica, e as estufas que são, inclusive, a identidade visual do lugar.

A proposta do Jardim Botânico – que também pode ser visitado descompromissadamente – é fazer seu visitante trilhar pelo caminho das águas, ressaltando a importância da preservação das áreas de mananciais: da mata ciliar aos riachos e córregos que alimentam os rios da cidade. É ali que brota o Córrego Pirarungauá, que desemboca no Ipiranga – aquele tão significativo na história do Brasil.

Depois de muitos cliques, conhecimento adquirido, passos e paradas para beber água potável em grandes potes de barro em meio à mata, os colegas aproveitaram o bom almoço oferecido pelo restaurante do local. Aliás, toda a estrutura do parque merece elogios.

De todos os participantes do passeio, quatro aproveitaram pela primeira vez de uma atividade do programa, caso do casal José Carlos Brandys e Ana Maria Neto Brandys. Segundo a banespiana, eles sabiam da existência dos eventos, mas nunca tinha dado certo de participar até aquela ocasião. “Gostei muito de ter vindo, o passeio foi ótimo e o pessoal também é”, comentou Ana Maria.

Texto: Érika Sares
Foto: Afubesp

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

AGE Cabesp: Não vote no plebiscito! Leia aqui tudo sobre a reforma estatutária

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Destaques Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *