Na terça-feira, dia 30, um grupo composto por 15 banespianos de Piracicaba desembarcou logo cedo na sede da Afubesp para participar de um passeio turístico pelo centro de São Paulo, proporcionado pelo Programa de Qualidade de Vida da entidade. O percurso foi acompanhado pelo guia turístico Laércio Cardoso de Carvalho.
A caminhada começou pelo marco zero da capital paulista, onde fica a Categral da Sé – um dos cinco maiores templos góticos do mundo. Além de admirar sua beleza, os participantes conheceram a história do lugar – que foi palco de diversas manifestações pelos desaparecidos políticos, pela anistia e onde foram realizados grandes comícios pelas “Diretas Já”.
>>> Veja a galeria de fotos do passeio
Também conheceram a cripta, que fica dentro da Catedral. Em seu subsolo, estão os mausoléus do cacique Tibiriçá (chefe indígena que foi grande colaborador dos jesuítas e portugueses), do Regente Feijó e outros religiosos.
Em seguida, os banespianos passaram pelo Solar da Marquesa de Santos – onde residiu D. Maria Domitilia de Castro do Canto e Mello, uma das amantes do primeiro imperador brasileiro, D. Pedro I – e pelo Pateo do Colégio – lugar de fundação da cidade, em 25 de janeiro de 1554.
A próxima parada foi a Torre do Banespa – símbolo de São Paulo e dos banespianos. A construção, inspirada no Empire State Building de Nova Iorque, possui 161,22 metros de concreto armado, 35 andares, 14 elevadores, 900 degraus e 1119 janelas.
O fascínio pelo belo edifício começou logo na entrada por conta do saguão principal composto por paredes de mármore, piso em granito e pelo luxuoso lustre de 13 metros de altura, que tem 10 mil peças de cristal e pesa cerca de 1,5 tonelada.
Do topo da torre, os visitantes observaram a vista panorâmica da cidade em um raio de até 40 quilômetros de diâmetro. De lá, os participantes do programa puderam avistar outro prédio que faz parte do roteiro: o Mosteiro de São Bento.
Construído onde existira a taba do cacique Tibiriçá, o Mosteiro teve sua igreja reedificada cinco vezes, adquirindo um estilo próximo ao ecletismo germânico. A grandiosidade e beleza do lugar impressionou os banespianos.
A atividade foi encerrada no Mercado Municipal de São Paulo, onde os colegas experimentaram os famosos sanduiches de mortadela e pastéis de bacalhau.
O aposentado pré-75 Luiz Antônio Scarpari teceu elogios à iniciativa e recepção da Afubesp no Programa Qualidade de Vida. “Foi muito bom e conheci lugares que ainda não tinha visitado como a Catedral da Sé e o Mosteiro São Bento”, comentou o banespiano, que completou: “O passeio foi nota 10!”
Érika Soares – Afubesp