Qualidade de Vida – Palestra dá dicas de como manter a memória ativa

Como Manter a Memória Ativa. Este foi o tema da palestra ministrada pela neuropsicóloga Wilma Medeiros dos Santos no último dia 24, quarta-feira, no auditório da Afubesp. O evento foi realização do Programa Qualidade de Vida, que este ano completa 13 anos.

Segundo a palestrante, a memória tem etapas e a mais fundamental é a de aquisição. “Memória é ‘armazém’. Se eu não tiver captado algo para armazenar, não tenho nada. Como adquirimos memória? Usando nossos sentidos – visual, auditivo, olfativo, tato, paladar e o visuo espacial, isto é, objeto e o local onde ele está. Além disso, tão importante quanto a memória é a atenção. ”

Ela ressaltou que a nossa atenção é seletiva. “Temos bilhões de estímulos. É impossível organizá-los no cérebro. Então, escolhemos o que vamos perceber e isto têm ligação com o nosso interesse e história de vida,” completa.
Durante a palestra, os associados receberam dicas de como armazenar memórias de curto e longo prazo e, ainda, informações sobre os aspectos biológicos (cognitivos) e emocionais do envelhecimento.

Estresse – Wilma alertou que o estresse prejudica a memória. “O estresse é danoso para a nossa vida e para o nosso cérebro. Reduz nossa capacidade de atenção e memória.”

Além disso, a neuropsicóloga a importância de beber água, se alimentar e dormir bem; e a prática de exercícios físicos. Ao final, todos cantaram a canção O Que É, o Que É?, de Gonzaguinha.

Sobre a palestrante – Wilma Medeiros dos Santos tem formação em tutoria do Método COGMED (Reabilitação de Atenção e Memória, por meio de Memória Operacional), pelo Instituto Karolinska, uma das maiores faculdades de medicina da Europa. É graduada em psicologia e pós-graduada em Neuropsicologia e possui várias especializações na área.

Texto e fotos: Mariana Valadares (MTB: 43155/SP)

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

AGE Cabesp: Não vote no plebiscito! Leia aqui tudo sobre a reforma estatutária

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Destaques Notícias

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *