Qualidade de Vida e Cine B transformam auditório da Afubesp em cinema
O aroma de pipoca recém-estourada inundou o 11º andar do edifício onde a sede da Afubesp está instalada, no centro de São Paulo, na tarde de quarta-feira, dia 26 de junho. Um convite a mais para entrar no Auditório da entidade e se render à sessão cineminha promovida pelo Programa Qualidade de Vida em parceria com o Cine B.
Irmã Dulce, foi o filme em cartaz, que emocionou os participantes da atividade: “realmente toca o coração de todo mundo, ela nasceu mesmo pra se dedicar a outra pessoa. Muito lindo o filme”, comentou a associada Marliete Canadas, ao final da sessão. Esta é a segunda vez que o Projeto Cine B ocupa este espaço da Afubesp, a primeira foi em 2013.
Antes de iniciar a exibição do longa-metragem, o coordenador do CineB, Cidálio Vieira Santos, contou brevemente a trajetória do projeto, que foi incorporado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo há 17 anos, para levar gratuitamente a sétima arte, com produções 100% nacionais, para os cantos onde o acesso à cultura é inexistente.
Ao longo do tempo, o Cine B cresceu em alcance, chegando agora a várias partes do estado de São Paulo, e desde 2018 utiliza energia solar captada através de um veículo equipado com placas solares, baterias e conversor, que permitem a transmissão sem erros em som e imagem por ocasionais falta de energia elétrica. “Agora não acontece mais isso. A gente já leva toda a estrutura inclusive a energia solar, o que está fazendo muita diferença nas comunidades”, contou Cidálio.
Ele também aproveitou para deixar um convite: nesta sexta, dia 28, o Cine B irá exibir o longa Saudosa Maloca, no auditório amarelo do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro de São Paulo), que contará com roda de conversa com o ator Sidney Santiago, que interpreta o personagem Cícero.
A abertura teve ainda a presença da secretária de Cultura, Esporte e Lazer do Sindicato, Karen Souza, e da presidenta da Afubesp, Maria Rosani, que é entusiasta do projeto. Para ela é muito gratificante ver um adulto, que nunca foi ao cinema, ter a oportunidade de assistir a um filme numa tela enorme. “Enquanto existir o Cine B vamos manter essa parceria”, afirmou.
A iniciativa do Qualidade de Vida de trazer o projeto, mais uma vez, para o auditório da Afubesp foi aprovada pelos participantes. “Adorei a experiência e a oportunidade de participar no Cine B Solar aqui na Afubesp”, relata Jussara Maria Ribeiro, que descobriu recentemente o programa.
Mais sobre o projeto
O Cine B Solar, circuito itinerante que busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes
produzidos no Brasil, é uma iniciativa da Brazucah Produções em parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, desde 2007.
De lá pra cá, soma números incríveis: mais 60 mil espectadores em mais de 480 sessões gratuitas em comunidades e universidades de São Paulo, exibição de cerca de 116 longas metragens e 73 curtas metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.
Texto: Érika Soares
Fotos: Junior Silva