Qualidade de Vida: Documentário reflete sobre possibilidades após aposentadoria

O que esperar da vida após anos no mercado de trabalho? Como preencher o tempo na aposentadoria? Este foi o mote do cinedebate sobre o filme documentário Além do Aposento (2023), exibido na última quarta-feira 29, no auditório da Afubesp. A atividade abriu a programação do ano do Programa Qualidade de Vida, que contou com a presença do presidente da associação, Camilo Fernandes, que deu às boas-vindas aos associados.
Segundo filme dirigido por Gabriel Martinez sobre a questão do envelhecimento – o primeiro trabalho é o documentário Envelhescência (2015) – Além do Aposento conta as histórias de seis pessoas idosas (quatro homens e duas mulheres) com concepções bem diferentes sobre a vida, a aposentadoria e a velhice em si.
Para a associada Maria Eliana Gamero M Fernandes foi uma surpresa os universos retratados no filme. “Gostei muito! Foi muito interessante e um alerta para que possamos repensar a nossa vida.”
A associada Claudia Campolim afirma que o filme foi um incentivo. “Considero um privilégio estar aposentada com idade ainda, se Deus permitir, para viver um bom tempo com qualidade de vida. Gostei de todas as histórias e pensei em colocar a natação em prática, vou pesquisar um local próximo a minha residência”, diz Claudia ao citar uma das personagens apresentadas no documentário.
Atividades mensais
A expectativa da coordenação do Programa Qualidade de Vida é que as atividades aconteçam de maneira regular em 2023. “Por conta da pandemia nos anos anteriores, tentamos voltar, não foi possível. Este ano, estamos com mil ideias. Iniciamos com o cinedebate, mês que vem será uma exposição monitorada, no MIS Experience. Estamos bem animadas para encontrar com os colegas com mais frequência. ”
Fotos: Junior Silva