Qualidade de Vida convida para conhecer a arte de Sérvulo Esmeraldo no CCBB

Em outubro, no dia 25 às 14h30, o tema da atividade do Qualidade de Vida será arte. A exposição “Sérvulo Esmeraldo: Linha e Luz”, a maior e mais completa retrospectiva do artista cratense, que faleceu em 2017 aos 87 anos, após quase 60 anos de produção continuada em São Paulo, na França e no Ceará, conta com a curadoria de Marcus de Lontra Costa e Dodora Guimarães Esmeraldo, viúva do artista.
O ponto de encontro será na porta do CCBB (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico), e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected]. Inscreva-se o quanto antes pois as vagas são limitadas!
Sobre o artista
Os colegas poderão percorrer numa visita monitorada pelas 110 obras que expõe a importância do artista no cenário brasileiro. Suas obras evidenciam a arte cinética que exploram dimensões de materiais diversos, a potência gráfica, objetos reais e virtuais e cromatismo – a dispersão da luz – que convidam o público a perceber o diálogo de formas.
Sérvulo nasceu em Crato, no Ceará, em 1929. Começou sua carreira profissional em Fortaleza nos ateliês livres da Sociedade Cearense de Artes Plásticas como escultor, gravador e desenhista. Migrou em 1951 para São Paulo, onde foi profundamente influenciado pela Bienal de Artes e a revolução artística-cultural. Realizou exposição no MAM, em São Paulo, em 1957 – o que lhe deu a oportunidade de estudar em Paris, onde teve um trabalho prolífico.
Voltou ao país para fixar ateliê em 1979 em Fortaleza, trabalhando em projetos de arte pública. Sua obra é reconhecida internacionalmente. Participe dessa tarde cultural e, ao final, o grupo está convidado para um café no Girondino, localizado no lobby do Centro Cultural.
Afubesp
(Foto: Jarbas Oliveira)