Qualidade de Vida: A impressionante exposição Picasso e a Modernidade Espanhola
Não é todo dia que se tem a oportunidade de ver bem de perto obras de artistas renomados, como o espanhol Pablo Picasso. E os participantes do Qualidade de Vida não perderam a chance! Na última atividade do programa, 45 colegas se reuniram na frente do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para visitar a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola, que traz obras da coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, que fica em Madri, na Espanha.
Antes de percorrer os quatro andares dedicados à mostra – que possui também esculturas e quadros de outros importantes artistas espanhóis como Jorge Oteiza, Juan Gris, Joan Miró e Salvador Dali – o grupo participou de uma explanação com monitores do CCBB, que forneceu subsídios para um melhor aproveitamento da exposição.
Em 90 obras, que datam de 1910 a 1973, os participantes conheceram a versatilidade das telas de Pablo Picasso, que transitam do Cubismo (movimento artístico marcado por formar de pintar tridimensionais, representado por paisagens e retratos desconstruídos), ao clássico (revelado por traços firmes e perfeitos) passando por momentos de surrealismo e expressionismo.
Os olhos atentos dos colegas percorreram obra por obra, que vistas de perto são realmente impressionantes, pois revelam texturas e cores que em nada se parecem com suas reproduções fotográficas. Algumas remetem para a reflexão sobre violência e a tragédia, como os estudos para Guernica, uma das mais importantes obras de Picasso; outras trazem a figura do Minotauro, considerado por estudiosos como o alter ego do artista. Técnicas variadas na elaboração das telas também evidenciam sua genialidade.
As obras dos outros artistas espanhóis – selecionadas pela curadoria – conversam com as telas de Picasso no que diz respeito a este caminho rumo à modernidade e engradecem ainda mais a mostra.
Os colegas que não puderam acompanhar o grupo no Qualidade de Vida ainda podem visitar a exposição Picasso e a Modernidade Espanhola no CCBB São Paulo até dia 8 de junho, das 9h às 21h, (Rua Álvares Penteado, 112, Centro). Depois as obras seguirão para o CCBB Rio de Janeiro, onde fica de 24 de junho a 7 de setembro (Rua Primeiro de Março, 66, Centro). Vale a pena visitar.
Texto: Érika Soares
Foto: Camila de Oliveira