Prova de vida: aposentados e pensionistas do INSS devem se recadastrar em abril
Durante o mês de abril, os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem seus benefícios por meio de crédito em conta no Santander deverão ir até uma agência do banco para se recadastrar.
A prova de vida é obrigatória a todos os segurados como forma de evitar fraudes. Quem não realizar o processo corre o risco de perder o benefício.
O recadastramento para os aposentados e beneficiários do INSS que recebem com cartão magnético já é feito anualmente. A partir deste ano, o procedimento passa a abranger também os que recebem por meio de crédito em conta corrente ou poupança.
Quem não puder comparecer à agência bancária por enfermidade ou dificuldade de locomoção precisará de um procurador. Para fazer o cadastro do procurador, é necessário preencher um formulário disponível nas agências do INSS ou no site da Previdência. O procurador e o beneficiário devem assinar o papel.
O documento deverá ser entregue na agência em que o benefício foi concedido, com atestado médico, comprovando a dificuldade de locomoção do beneficiário, RG, CPF e comprovante de residência originais do procurador e do aposentado.
Érika Soares – Afubesp
Banco colocou aviso no Internet Banking