Protesto contra abuso do Santander na eleição do SantanderPrevi
Manifestações ocorreram em diversas unidades do banco em São Paulo e Osasco, Santos e no ABC
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, com o apoio da Afubesp, realizou na manhã desta terça-feira, dia 1º, protesto contra a forma antidemocrática do Santander na condução das eleições do SantanderPrevi, antigo HolandaPrevi.
A manifestação, que atingiu várias unidades do banco na capital paulista e em Osasco, reivindicou a suspensão do processo eleitoral, realizado de forma unilateral para eleger os representantes dos participantes no fundo de pensão.
O Sindicato, a Afubesp e outras entidades enviaram carta à direção do Santander exigindo o cancelamento da eleição e o agendamento de uma reunião de negociação para discutir a realização de um novo pleito no fundo de pensão, mas que até a noite de segunda-feira 31, o banco não havia se pronunciado.
Eleição confusa
Segundo o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Marcelo Sá, o processo eleitoral está com uma série de problemas e permeado pela confusão.
“Os participantes estão com duas datas para o término do período eleitoral, uma em 28 de janeiro e outra em 4 de fevereiro. Isso sem contar que não houve qualquer negociação com o Sindicato para a realização desse pleito que se configurou num verdadeiro ataque ao direito democrático de o trabalhador eleger legitimamente seu representante”, destaca o dirigente sindical.
“Queremos que o processo seja verdadeiramente democrático com a constituição de uma comissão eleitoral, com ampla divulgação de um calendário eleitoral e que os participantes tenham plenas condições de se candidatar e eleger livremente seus representantes”, destaca Marcelo Sá. “Estamos exigindo que o banco responda à nossa carta, atendendo a justa reivindicação dos trabalhadores”, reforça o dirigente.
Em Santos e no ABC
Pelo mesmo motivo, os bancários de Santos paralisaram, das 9h às 11h, a agência do Santander da Praça Rui Barbosa, no centro financeiro da cidade.
Na região do ABC Paulista, o Sindicato local paralisou até às 12 horas desta terça, a Regional do Santander de São Bernardo do Campo.
Na oportunidade, os dirigentes sindicais distribuiu material de esclarecimento, produzido pela Contraf, e fez reunião com os funcionários.
Érika Soares – Afubesp