O Programa Qualidade de Vida da Afubesp dessa quarta-feira, 29, estava em ritmo de festa. Além de comemorar seis anos desde que foi realizada a primeira atividade, o Programa proporcionou aos participantes uma palestra totalmente dedicada à história do trabalhador bancário, cuja data oficial é comemorada em 28 de agosto.
No evento, ministrado pela doutoranda em História pela PUC, Danielle Franco da Rocha, foi traçado um rico panorama da trajetória de luta dos bancários desde o início da industrialização no Brasil até os dias atuais, passando pelas greves, a histórica conquista da jornada de seis horas e as intensas mobilizações que aconteceram ao longo dos anos.
“Estou maravilhada com a história de luta dos bancários e a importância da nossa categoria, sou aposentada, mas nunca perdi essa chama da mobilização”, conta a banespiana Rita Lopes, frequentadora assídua do Qualidade de Vida.
Um dos relatos históricos que mais despertou a curiosidade dos presentes foi sobre o alto grau de intervenção do patronato na vida particular dos trabalhadores, registrado no início do século XX. Nessa época, o bancário que quisesse se casar deveria pedir permissão à matriz do seu banco. Há casos relatados no “Vida Bancária” (o então jornal do Sindicato, que a partir de 1939 passaria a se chamar “Folha Bancária”) de trabalhadores que tiveram seu pedido indeferido pelo banco por não possuir recursos suficientes para constituir uma família.
Ao final da palestra, a organização do Programa preparou uma pequena comemoração com comes e bebes e presenteou os participantes com o livro que conta a história dos bancários de 1923 a 1993, organizado pelo Sindicato de São Paulo.
Afubesp
Foto: Camila de Oliveira