Privatização: 24 anos depois, seguimos em luta por direitos
“Pensar o passado para compreender o presente e idealizar o futuro.” A afirmação do filósofo Heródoto, o pai da história, é inspiração para este 20 de novembro, dia de lembrar os 24 anos da privatização do Banespa. A data, que ainda dói no coração dos banespianos, tornou-se também um momento de análise de toda a trajetória de lá pra cá.
É tempo de olhar pra trás, reconhecer que nosso movimento de resistência pela manutenção de direitos, do Banesprev e da Cabesp é vitorioso – apesar dos pesares -, ganhar fôlego para seguir adiante com a luta para impedir o Santander de acabar com tudo o que foi construído pelos banespianos.
Sabemos que aquele futuro tranquilo (com a complementação de aposentadoria e um plano de saúde de qualidade garantidos) ainda não chegou, motivo pelo qual devemos nos manter vigilantes e mobilizados.
Sabemos também que o Santander é poderoso, mas nós somos muitos e nossa organização tem feito toda a diferença para que hoje ainda tenhamos pelo que lutar, muito diferente do que ocorreu com todos os outros bancos estaduais privatizados.
Usar de forma consciente e estratégica todas as ferramentas disponíveis- negocial, política e jurídica – foi o que nos trouxe até este momento da história. A Afubesp junto com as entidades sindicais esteve em cada um deles, sem fugir dos duros embates que nos foram impostos. Uma entidade que olha pro futuro, trabalha por ele, mas tem muita história pra contar e do que se orgulhar.
Juntos vamos construir o melhor caminho para aquela aposentadoria idealizada, com direitos preservados! O tempo de lutar é agora!
Conte com a Afubesp, sempre.
Diretoria da Afubesp