Previc ainda apura denúncia sobre reajuste do Plano II

A questão do reajuste das complementações dos aposentados do Plano II é tema constante de perguntas em todos os canais de comunicação da Afubesp. E não é pra menos, afinal, desde janeiro os colegas deveriam ter percebido o índice que faltava para equiparar ao recebido pelos funcionários da ativa. Isso porque, com a alteração da marcação de todos os títulos da curva para mercado, em dezembro, houve crescimento do patrimônio do Plano II em 38,71% (o valor atende o parágrafo 3º do Art.17 do regulamento).
No entanto, como a diretoria Executiva do Banesprev se recusou a cumprir o regulamento do plano de benefícios, depois de todas as gestões feitas pelos eleitos, o assunto foi levado ao conhecimento da Diretoria de Fiscalização da Previc, no dia 31 de julho. A denúncia ainda está no início de apuração com cobrança de explicações dos gestores do Banesprev.
“Cabe destacar ainda que as Reservas Matemáticas informadas à Previc como parâmetro para a criação do novo plano de Contribuição Definida estão subavaliadas, tendo em vista que, após o reajuste ser aplicado haverá aumento dos valores individualizados de cada participantes, o que caracteriza mais uma grande irregularidade”, comenta o diretor da Afubesp, Walter Oliveira, que é ex-conselheiro deliberativo e ex-diretor eleito do Banesprev. Ele completa: “Precisaremos aguardar o final do processo de fiscalização para deliberarmos os próximos passos”.
Para finalizar, Oiveira informa que não importa o patrocinador, como o regulamento do Plano II é o mesmo o reajuste tem que ser para todos os participantes.