Por que a Cabesp não apresenta os documentos do Plano Família?
A cada novo passo da Cabesp no que diz respeito ao Plano Família, mais e mais perguntas brotam na cabeça dos usuários e dos banespianos que possuem parentes nesse plano. O que esconde a Cabesp? O que há de errado com os números? Por que não apresentar os estudos que nortearam a aplicação de 30,44% de reajuste?
Na terça-feira, dia 24, a direção da Caixa Beneficente, principalmente os eleitos Ricardo Mitsouka e Getúlio Coelho – que têm a obrigação de representar e conversar com os associados – deram mais uma pista de que deve haver algo obscuro no índice aplicado no Cabesp Família. Isso porque, eles não hesitaram em tentar derrubar a liminar conquistada pela Afubesp, em nome dos usuários do plano, pleiteando o acesso aos documentos.
“Ao invés de finalmente dar transparência aos números e mostrar os documentos, a direção da Cabesp insiste em negar acesso aos estudos. Com uma postura como essa, é natural que surjam dúvidas sobre o que há por trás de tantas negativas”, comenta o presidente da Afubesp, Camilo Fernandes.
A cautelar ajuizada pela Afubesp em nome de usuários do plano busca o acesso ao estudo atuarial integral, ata da diretoria que definiu o reajuste, ata do Conselho Fiscal que aprovou o aumento e atas da diretoria que determinaram as premissas para elaboração do estudo atuarial.
Notícia chegou durante o ato
A entidade tomou ciência do ingresso do agravo de instrumento que pede efeito suspensivo da liminar concedida pela Justiça, durante ato de protesto realizado na frente da sede da Cabesp.
>>> Leia mais: Beneficiários protestam na porta da Cabesp por transparência e respeito
Ao ser divulgada, a notícia gerou vaias e indignação dos presentes com mais essa postura intransigente da Cabesp e da omissão dos eleitos, que não aproveitaram a oportunidade para se explicar com os presentes, visto que o microfone estava aberto para quem quisesse se manifestar.
Ao final, os presentes deliberaram realizar nova manifestação após resultado do julgamento do recurso, o que deve ocorrer nos próximos dias, de acordo com o advogado da associação Anselmo Silva.
Érika Soares – Afubesp