Pelo que lutaremos como eleitos

Os candidatos da chapa “Em defesa do Banesprev” estão na luta pelos direitos dos participantes desde sempre. Pertencem às entidades que buscaram na Justiça o respeito ao estatuto da entidade e, consequentemente, a retomada da assembleia de participantes e eleições para os todos os cargos previstos. Confira abaixo, algumas propostas:
Retirada de Patrocínio e Transferência de Gestão
Lutar para evitar que ambos os processos se concretizem, tanto na esfera administrativa como na judicial, ambos movimentos estão sendo realizados pelo representantes de nossa chapa desde que o Santander informou sua intenção no final de 2022.
Comitês Gestores dos Planos
Lutar pela reconstituição dos Comitês Gestores dos Planos, que foram extintos irregularmente pelo Conselho Deliberativo, sendo que apenas a Assembleia teria este poder. E, posteriormente, realização de eleição de seus membros.
Diretoria Financeira
Lutar para que a vaga de diretor financeiro seja preenchida por um representante eleito, bem como o restabelecimento das funções das diretorias, conforme constam no estatuto de 2015.
Serviço Passado do Plano II
Continuar apoiando as ações com objetivo de obrigar o Santander a realizar o aporte dos valores devidos pelo serviço passado do Plano II, inclusive as que já tramitam na Justiça. Desse modo, é possível aliviar os pesados encargos que os colegas vêm suportando.
Equacionamento dos déficits
Enquanto não há o devido aporte referente ao serviço passado, lutaremos para que os déficits contratados sejam amenizados com prazos maiores de financiamento e, consequentemente, valores menores para os participantes.
Segurança e rentabilidade
Visar sempre segurança e rentabilidade nas aplicações do nosso patrimônio, não permitindo investimentos que tragam riscos.
Redução de taxas de administração
O Santander tem condições de diminuir os valores cobrados do Banesprev para administrar os recursos que estão sob sua gestão, ou mesmo zerar como já foi praticado no Plano V.
Reduzir a taxa de custódia
Taxa obrigatória por legislação para as entidades de previdência complementar. Pesquisas mostram que outras entidades pagam valores menores para o Santander que o próprio Banesprev.