Pauta específica de reivindicações é entregue ao Santander
Na tarde de quinta-feira, dia 14 de agosto, os representantes dos bancários do Santander entregaram a pauta de reivindicações específicas à diretora de Recursos Humanos, Vanessa Lobato, no prédio da Torre Santander, em São Paulo.
Com o documento, os funcionários buscam renovar cláusulas e obter mais avanços para o acordo coletivo aditivo do Santander à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), o de Programa de Participação nos Resultados Santander (PPRS). Também querem a renovação dos Termos de compromisso Cabesp e Banesprev.
A entrega contou com a participação de dirigentes da Afubesp, Sindicato dos Bancários de São Paulo, Fetec-SP e Contraf. A pauta foi aprovada em assembleias dos sindicatos que possuem agências do Santander em suas bases territoriais. Ela é resultado de consultas feitas com os próprios funcionários do banco, que apontaram as prioridades para as reivindicações. Cerca de 10 mil pessoas responderam às consultas. Os principais pontos do documento são o emprego, o fim das metas abusivas e questões relacionadas aos planos de saúde.
Para a diretora financeira da Afubesp e diretora executiva do Sindicato Maria Rosani, o processo de negociação é oportunidade para a mobilização. “É fundamental a participação de todos na luta para conseguirmos não só a manutenção dos direitos já garantidos como também para avançarmos sobre novas conquistas”, disse. A primeira reunião de negociação está marcada para ocorrer no dia 2 de setembro.
Camilo Fernandes, presidente da associação, chama os trabalhadores do Santander para participarem ativamente também da Campanha Nacional Unificada deste ano. “O acordo do aditivo é muito importante pois contempla questões-chave para os funcionários do banco, mas é importante também que haja engajamento nesta campanha salarial que importa a todos”, convocou o dirigente.
Foto: Jailton Garcia/Seeb-SP