Pauta da Campanha 2014 é entregue; negociações começam dia 19
O Comando Nacional dos Bancários entregou à federação dos bancos (Fenaban) a pauta de reivindicações da categoria, em reunião na segunda-feira 11, na sede da Fenaban, em São Paulo. A entrega marca o início das negociações da Campanha Nacional Unificada 2014 e a primeira rodada já foi agendada: será na terça 19 e quarta 20, sobre o tema saúde e condições de trabalho.
As reivindicações foram aprovadas por 634 delegados representando bancários de todo o país, na 16ª Conferência Nacional do final de julho.
“A entrega da pauta é um momento de grande responsabilidade, pois ela representa a expectativa de 500 mil trabalhadores no Brasil, que esperam que essa mesa resolva a campanha da forma mais rápida possível. E que seja um bom acordo para a categoria”, afirmou a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, dirigindo-se aos representantes dos bancos.
Juvandia, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional, destacou alguns pontos, como o emprego e condições de trabalho. “Os bancários estão preocupados com as demissões no setor e com a eliminação de postos de trabalho. Esse é um tema de grande relevância. Queremos empregos de qualidade, que não adoeçam. Infelizmente a realidade dos bancários em todo o país é de muito adoecimento mental e físico. Por conta de muita cobrança por metas, muita pressão para que aumentem as vendas de produtos, e também porque vivem tensos, com medo de perder o emprego e inseguros quanto a seu futuro.”
A dirigente manifestou aos integrantes da Fenaban o desejo de que as discussões do Grupo de Trabalho sobre Saúde, formado por representantes dos bancários e dos banqueiros, avancem no sentido de propor medidas concretas para melhorar o ambiente de trabalho no setor financeiro.
Lembrou ainda que os bancos, com lucros crescentes, têm condições de atender às reivindicações da categoria. “Apenas no primeiro trimestre deste ano, o lucro dos seis maiores bancos cresceu 15% em relação ao mesmo período de 2013”, ressaltou Juvandia.
O presidente da Fenaban, Murilo Portugal, também disse ansiar por uma campanha que seja resolvida na mesa de negociação. “Nossa expectativa é a mesma de vocês, de resolver o mais rápido possível e na mesa, entre nós, sem a necessidade de intervenção de terceiros.”
Juvandia enfatizou que a participação da categoria é fundamental para uma campanha vitoriosa. “Uma campanha nunca será exitosa sem a participação dos trabalhadores. Por isso quero chamar os bancários a fortalecer essa luta por uma CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) melhor, com avanços e novos direitos.”
Seeb-SP