Paulista, uma avenida cultural
Plana, com cerca de três quilômetros. Essa é a extensão completa de uma das avenidas mais famosas do mundo, a Avenida Paulista. Inaugurada em 1891, com o objetivo de expandir a cidade de São Paulo, a Paulista tornou-se um dos principais corredores culturais da capital, com museus, cinemas, teatro e centros culturais de um extremo a outro.
Nosso passeio começa na Japan House (nº 52), criada pelo governo japonês. Projeto com o objetivo de disseminar a genuína cultura japonesa para a comunidade internacional, a Japan House possui, além do Japão e São Paulo, unidades na Inglaterra e nos Estados Unidos.
A Casa das Rosas (nº 37) é outro importante espaço cultural da Paulista, onde são apresentados saraus, palestras, exposições, cinema ao ar livre, peças de teatro. A Casa por si só já é um passeio pela cultura paulistana. Projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1930, para ser residência de uma de suas filhas, o casarão tombado ainda conserva suas características arquitetônicas.
Mais adiante, temos o Sesc Paulista (nº 119), inaugurado em 2018. A unidade do Sesc possui 17 pavimentos e dois subsolos. Do lado do Sesc, temos o Itaú Cultural (nº 149). Os dois locais possuem programação variada com mostras, oficinas, cinema, exposições, shows musicais e espetáculos.
A Paulista também é o endereço do Centro Cultural Fiesp (nº1313). Além de atividades dominicais em plena avenida, a programação é integralmente gratuita, com música, artes cênicas usuais e audiovisuais.
Como não podia deixar de ser, um dos mais conhecidos e queridos museus da capital, o MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (ao lado do metrô Trianon Masp), também fica na Paulista. Com entrada gratuita para o público às terças-feiras, o MASP abriga obras de grandes artistas nacionais e internacionais como Renoir, Monet, Picasso, Portinari, Rodin, Van Gogh, Cézanne, Di Cavalcanti, Modigliani, Anita Malfatti, entre outros.
O passeio termina no Instituto Moreira Salles – IMS Paulista (nº 2424), inaugurado em 20 de setembro de 2017. O espaço conta com biblioteca de fotografia, cineteatro, salas de aula e salas de exposições.
SERVIÇOS
Japan House
Endereço
Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento
Terça-feira a sábado: das 10h às 20h
Domingos e feriados: das 10h às 18h
Segundas-feiras*: FECHADO
*A JAPAN HOUSE São Paulo permanece fechada em todas as segundas-feiras, sem caráter de exceção, inclusive aos feriados.
Casa das Rosas
Endereço
Avenida Paulista, 37
Horário de funcionamento
Terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h
(passível de mudança, de acordo com a programação)
Sesc Paulista
Endereço
Av. Paulista, 119
Centro Cultural Fiesp
Endereço
Av. Paulista, 1.313 – Prédio da Fiesp
Em frente à estação Trianon-Masp do Metrô
Horário de funcionamento
Terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
MASP
Endereço
Av. Paulista, 1578
Horário de funcionamento
TER: 10H-20H (BILHETERIA ABERTA ATÉ 19H30)
QUA-DOM: 10H ÀS 18H (BILHETERIA ABERTA ATÉ 17H30)
SEG: FECHADO
Com exceção das segundas-feiras, o MASP abre normalmente em dias de feriado, exceto nos dias 24 e 25.12 (feriado de Natal) e nos dias 31.12 e 1.1 (feriado do ano novo), dias em que permanece fechado. Qualquer alteração de horário é normalmente comunicada nas mídias sociais do Museu.
Instituto Moreira Salles – IMS Paulista
Endereço
Avenida Paulista, 2424
Horário de funcionamento
Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. Última admissão 30 minutos antes do horário de encerramento
Foto: Reprodução Internet