Os sons desconexos e o trânsito intermitente de pessoas e carros do Centro Histórico de São Paulo passaram praticamente despercebido pelos 27 participantes do Programa Afubesp Qualidade de Vida, em passeio realizado na manhã de quarta-feira, dia 28 de setembro.Isso porque os colegas estavam muito mais interessados em ouvir as palavras do guia turístico Laércio Cardoso de Carvalho, que contou detalhes históricos de cada um dos lugares visitados.
As primeiras informações já foram transmitidas aos banespianos antes mesmo de iniciar a caminhada, já que logo à frente do prédio onde fica a sede da Afubesp está o Edifício Guinle, considerado por muitos o primeiro arranha-céu da cidade, com sete andares e 36 metros de altura. Desde 1913, ele está de pé e sua fachada acaba de ser restaurada.
Dali, os participantes do passeio foram até o Pateo do Colégio, onde escutaram sobre a formação da capital paulista iniciada por padres da Companhia de Jesus. Eles conheceram também um pouco sobre as outras construções ao redor e o Monumento à fundação de São Paulo.
A parada seguinte foi o Solar da Marquesa de Santos, onde residiu D. Maria Domitilia de Castro do Canto e Mello, uma das amantes do primeiro imperador brasileiro, D. Pedro I. O lugar, que também é conhecido como Palacete do Carmo, é considerado o último edifício residencial urbano de arquitetura remanescente do século XVIII. Atualmente está fechado para restauro. Na oportunidade, o guia turístico contou algumas curiosidades sobre a Marquesa de Santos, que provocou risadas nos participantes do Qualidade de Vida.
Igrejas
A partir dali, os colegas entraram em um circuito para conhecer algumas das igrejas que circulam o centro velho de São Paulo. “Sempre digo que a cada cinco minutos de caminhada pela região a gente chega em uma igreja”, contou Laércio.
A primeira a ser visitada foi a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo, que foi edificada em 1775, e que também passa por restauro. Dentro dela, as pessoas podem observar diversos quadros em óleo sobre tela, que contam passagens da vida de Santa Tereza dispostas em uma galeria lateral.
Logo adiante, está a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, construída em 1810 com taipa de pilão e adobe (tijolos de terra batida). Tombada pelos órgãos de proteção ao patrimônio municipal e estadual, ela permaneceu fechada por anos para o restauro dos madeiramentos que estavam infestados por cupins. O ponto alto da igreja é uma pintura barroca em tábuas do forro de madeira sobre o altar encontrada durante a restauração, que representa o Coroamento da Virgem Maria. Uma curiosidade do lugar é que sempre há uma pessoa velando a réplica do corpo de Maria, que dorme um sono eterno.
“Acho que esta igreja tomou o lugar do Pateo do Colegio na minha preferência”, disse a banespiana Sueli Aparecida Zaniratto, com os olhos voltados para a pintura no teto. Aposentada há dois anos, integrante do Plano III, ela conta que esta foi a sua primeira participação no projeto. “Gostei muito, pelas histórias, por rever amigos. A Afubesp está de parabéns”.
Em seguida, os colegas subiram a Rua Tabatinguera para visitar a Capela do Menino Jesus e de Santa Luzia feita a expensas de Anna Maria de Almeida Lorena Machado, cujos restos mortais continuam sepultados ali. A capela, inaugurada em 1901, também recebe devotos de Nossa Senhora da Cabeça e até hoje realiza suas missas em latim no rito antigo (as mulheres devem usar véu). Aos domingos as celebrações são acompanhadas por coro gregoriano.
Dali, os participantes do programa ainda conheceram a história sobre a Igreja de São Gonçalo, que fica no Largo Sete de Setembro, e foram até o Largo São Francisco, onde está localizada a mais renomada faculdade de Direito do país.
Ao final, os banespianos desceram pela Rua São Bento até o Largo de São Bento, parando para conhecer histórias de construções antigas, como a casa onde residiu Elias Chaves antes de se mudar para o Palácio dos Campos Elíseos.
“É muito bom conhecer um pouco mais da história da cidade onde nasci e morei minha vida toda”, comentou Dora Rassatto Di Dio, pertencente ao Plano V, que participou pela primeira vez de um evento do Qualidade de Vida.
Érika Soares – Afubesp
Foto: Camila de Oliveira