Segurança, ecologia e economia foram os principais temas destacados na oficina “Faxina Ecológica”, realizada pelo Programa Qualidade de Vida, na quarta-feira (14), no auditório da Afubesp. Durante o evento, cerca de 29 banespianos aprenderam receitas de produtos de limpeza ecológicos, garantindo segurança a saúde durante a limpeza doméstica, contribuindo com o meio ambiente e economizando o bolso.
A atividade foi ministrada pelo biólogo César Pergoraro que, além de explicar as fórmulas naturais, causou provocações sobre a responsabilidade das pessoas perante o planeta Terra. “A substituição de produtos químicos amenizam o alto índice de poluição das águas e do ar”, afirmou.
Segundo Pergoraro, dos 104 mil casos de intoxicação apontados pelo Sistema Nacional de Intoxicação 11% são por produtos de limpeza através da faxinas domésticas. “Lembro-me de uma empregada na casa dos meus pais que adorava utilizar água sanitária, até que um dia foi parar no pronto socorro com deficiência respiratória”, contou. “Uso de água sanitária em outros países é proibido, mas no Brasil infelizmente é utilizado sem controle nenhum”, ressalta.
Para a banespiana Bernadete Louzada, participante pela primeira vez do Qualidade de Vida, a palestra foi muito instrutiva. “Precisamos agora colocar em prática todas essas receitas e contribuir com o meio ambiente”, comentou. “Nunca tinha visto falar disso, vou testar, se funcionar em casa vou propagar a todas minhas amigas”.
Camila de Oliveira
Foto: Dorival Elze