Para economizar com vale-transporte, Santander obriga funcionários a alterarem itinerários
O Santander – cujo lucro foi de quase R$ 9 bilhões apenas nos nove primeiros meses do ano – continua na fúria de economizar às custas dos seus funcionários, justamente os que mais colaboram com a alta lucratividade do banco. Em comunicado enviado aos bancários das agências no dia 21 de novembro, o banco obriga, por meio de uma ferramenta online, a alteração de itinerários que só trazem economia para o banco em relação ao custo das passagens, mas que para os trabalhadores resultará em pagar mais gastando um tempo até três vezes maior para chegar ao local de trabalho.
Após aceitar a “recomendação” da ferramenta, o bancário lê a seguinte mensagem: “Essa é uma sugestão de rota para a utilização do vale transporte, mas isso não impossibilita você de usar outra opção, desde que esta não altere o valor do itinerário proposto”.
Bancários procuraram o Sindicato e disseram que o tempo gasto com o trajeto “sugerido” apenas por ônibus chega a ser o dobro do que o das viagens com ônibus e metrô, mais caras por conta da tarifa de integração.
“Muitos de nós utilizamos ônibus e metrô, mas o banco sugere somente ônibus. Com isso, paga apenas uma condução: de R$ 4. E o tempo de chegada ao trabalho aumenta de 40 minutos para quase 90 minutos, mais do que o dobro”, relata uma bancária.
Além disso, muitas vezes, dependendo do salário do funcionário, o desconto em folha de pagamento faz com que ele banque praticamente sozinho todo o custo mensal com transporte.
“Vamos cobrar o banco de mais esse absurdo contra os trabalhadores. O Santander já havia feito a mesma coisa no Vila, coagir os trabalhadores a gastarem ainda mais tempo para chegar e voltar do trabalho para economizar no vale-transporte. Na prática, muitos funcionários arcam com a condução praticamente sozinhos”, critica a dirigente sindical e bancária do Santander Wanessa Queiroz.
No comunicado, que vai de encontro à realidade, o Santander anuncia: “A partir de hoje (dia 21), uma nova forma de solicitar, alterar e cancelar o benefício de vale transporte vai facilitar o seu dia a dia”. E emenda: “De forma mais simples e online, sem necessidade de abertura de chamado, a nova ferramenta traça a sua rotina seguindo critérios precisos de localização e endereço. Além disso, há premissas melhores do que as utilizadas pelo mercado, bem ao encontro de nossos valores de transparência e respeito”.
“O Santander diz no comunicado prezar por transparência e respeito, mas só o faz com os acionistas, e não com quem produz o lucro do banco”, acrescenta Wanessa Queiroz.
Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região