Outubro Rosa reforça consciência sobre tratamento do câncer de mama
A campanha Outubro Rosa segue até o fim do mês com o objetivo de chamar a atenção para a saúde da mulher e conscientizar a população sobre o câncer de mama. Além disso, a orientação quanto a percepções da mulher sobre alterações em seu corpo e quanto a fatores de risco para o desenvolvimento de doenças, como o câncer de mama e de colo do útero, incluindo as formas de prevenção.
No tratamento do câncer, especialmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é recomendado que os profissionais de saúde abordem os riscos e benefícios “de quaisquer comportamentos, exames ou procedimentos, possibilitando, dessa forma, que a mulher possa emergir como parte atuante e decisiva em todo o processo de atenção integral à saúde”.
O câncer da mama é o que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), no Brasil, em 2014, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. Apesar de mais raros, o câncer de mama também acomete homens. Quando descoberto no início, a chance de cura chega a 95%.
A Cabesp oferece às associadas o Programa de Prevenção do Câncer de Mama e a Agenda de Cuidados. Por intermédio da ferramenta, um alerta é emitido via SMS quanto às consultas e exames preventivos, além de acessar informações de saúde que auxiliam na administração da saúde. Para se cadastrar, clique aqui.
Agência Brasil com edição da Afubesp