Outubro Rosa: prevenção e combate ao câncer de mama
A Campanha Outubro Rosa, que teve início na terça-feira (1º), alerta para a prevenção e ao combate ao câncer de mama. O principal objetivo é conscientizar e estimular a reflexão das mulheres para a importância da realização da mamografia, além do autoexame. A doença é a que mais acomete as mulheres brasileiras. A descoberta precoce ainda é a melhor forma de combate, e a Afubesp abraça esta causa.
Segundo o Ministério da Saúde, surgem todos os anos cerca de 50 mil casos de câncer de mama no país. Somente em 2011, houve 13.225 vítimas da doença. No mesmo ano, foi lançado o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no país pelo SUS. A orientação para as mulheres com mais de 40 anos é fazer o exame clínico uma vez por ano.
Criado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2008 por iniciativa da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama). O movimento prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país, entre elas a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa a fim de chamar a atenção da população ao problema.
Afubesp, com informações da Abr
Foto: José Cruz/Abr