Novo salário mínimo de R$ 724 já está valendo

O novo salário mínimo de R$ 724 passou a vigorar na quarta-feira (1°). O valor é 6,78% superior aos R$ 678 atuais. O percentual está acima da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo que, segundo a projeção mais recente do boletim Focus, divulgada no início da semana passada pelo Banco Central, deve fechar o ano em 5,72%.

O aumento do salário mínimo está previsto na Lei Orçamentária Anual de 2014, e foi aprovado pelo Congresso na semana anterior à do Natal. Segundo informações do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, o mínimo injetará R$ 28,4 bilhões na economia em 2014. De acordo com cálculos da entidade, o novo valor permite a compra de 2,23 cestas básicas. Trata-se da maior relação de poder de compra desde 1979.

O salário mínimo passou a vigorar no Brasil em 1º de maio de 1940, durante o governo Getúlio Vargas. A Constituição Federal estabelece que o valor deveria ser suficiente para suprir as necessidades básicas do trabalhador e de sua família: alimentação, moradia, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e Previdência Social.

Agência Brasil com edição da Afubesp

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Entenda o que parecer recente do STJ realmente influencia na vida dos participantes do Plano II

Nota de pesar: João Pires, presente!

Agora você pode falar via WhatsApp direto com a Colônia

É oficial! Banesprev pede à Previc prorrogação de prazo em todos os pedidos

Aditivo: Bancários assinam ACT e PPRS 2026/2028 com Santander; veja os avanços

Boletim Informativo

Entenda o que parecer recente do STJ realmente influencia na vida dos participantes do Plano II

Banesprev Destaques Jurídico Notícias

Nota de pesar: João Pires, presente!

Notícias Últimas

Agora você pode falar via WhatsApp direto com a Colônia

Notícias Últimas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *