No Jurídico da Afubesp você pode confiar

Entre o rol de serviços prestados pela Afubesp aos associados, o jurídico certamente é um dos mais acessados, seja para as demandas da comunidade banespiana, seja para questões pessoais. O grande diferencial de usar o corpo de advogados da associação é, sem dúvida, a certeza de que os profissionais são de confiança, têm conhecimento não apenas jurídico, mas também do histórico das lutas travadas pelos banespianos há décadas. Na verdade, eles participaram de todo o movimento nos últimos 30 anos e têm o compromisso firmado de zelar pelo que é melhor para o associado.
Em outras palavras, mais do que ingressar com uma ação judicial pensando em honorários, os profissionais da Afubesp orientam e informam todos os riscos envolvidos em temas controversos, como é o caso das ações individuais para pleitear PLR.
“Constatamos muitos escritórios oferecendo esse serviço, todavia, não falam sobre os riscos de perder o processo e consequentemente o pagamento de honorários ao banco, isto porque, a tese usada para os atuais processos individuais não garante a vitória”, explica o advogado da Afubesp, Anselmo Silva.
A Afubesp tem recebido muitas ligações de pessoas que contrataram escritórios assim para ingressar com processos sem saber deste risco, perderam e agora são responsáveis por pagar sucumbências de altos valores.
“Os associados relatam terem sido surpreendidos com cobrança de honorários de sucumbência de 4, 5, 10 até quase 20 mil reais para pagar, pois não tiveram seu direito garantido pela justiça”, revela Anselmo.
O que é essa tal sucumbência afinal?
A Reforma Trabalhista trouxe muitas mudanças para o direito do trabalhador e, entre elas, uma atinge em cheio o bolso do empregado que vai à justiça contra a empresa, caso perca a ação. Isso porque, quem sair derrotado na disputa judicial deve arcar com os honorários advocatícios da outra parte.
Ou seja, a sucumbência abrange as despesas judiciais e os honorários advocatícios – de 5% a 15% do valor da causa –, que são fixados considerando também outros critérios, como a complexidade do processo e o trabalho realizado pelo advogado.
Por este motivo, é tão importante deixar este alerta: dê preferência a profissionais de confiança que não estejam visando apenas receber pelo trabalho. Recorra ao Departamento Jurídico da Afubesp.
Atendimento ágil e eficiente via Whatsapp
Para quem precisa de orientação inicial ou tirar alguma dúvida, a Afubesp possui um serviço rápido e ágil: o “Jurídico em Foco”. O atendimento é feito por meio do WhatsApp – (11) 94069-7297, no horário comercial da Afubesp, das 9h às 17h. Importante ressaltar que não são atendidas ligações telefônicas por este número, nem são aceitas mensagens de áudio ou vídeos.
Neste canal de comunicação é possível, por exemplo, obter informações sobre ações coletivas. Já ações individuais e questões pessoais devem ser encaminhadas para que os advogados respondam posteriormente. Por questão de segurança e cumprir a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os profissionais não pedem documentos e dados pessoais, sendo da responsabilidade do associado caso envie.
Há ainda a opção do atendimento via e-mail. Basta encaminhar mensagem para o endereço juridico@afubesp.com.br.
Érika Soares – Afubesp