No dia Nacional do Doador Voluntário, Afubesp parabeniza trabalho do Comitê Betinho
Nesta terça, 3 de dezembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário e o Dia V, que é o Dia do Voluntariado. E por que não chamar de dia da solidariedade?
A Afubesp parabeniza nesta data a entidade dos banespianos que faz esse importante papel importante de ajudar quem mais precisa de auxílio: o Comitê Betinho, que é inspirado no movimento Ação da Cidadania Contra a Miséria e Pela Vida lançado pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, no início dos anos 1990.
A trajetória, que completou 20 anos em novembro sem nunca interromper as atividades, é repleta por lutas para colaborar com a melhoria de vida do maior número de pessoas possível e de sorrisos daqueles que recebem as doações tão necessárias.
À frente do Comitê estão José Roberto Vieira Barboza e José Osmar Boldo. De uns tempos pra cá, eles fixaram os trabalhos na campanha por construção de cisternas – reservatórios de água das chuvas e de carros pipas para consumo e preparo de alimentos – no sertão nordestino, que vive a pior seca em 50 anos.
Cada equipamento, cuja capacidade é de 16 mil litros, é feita em parceria com organizações não-governamentais como Cáritas, Diaconia, Caatinga e o CDJBC, Centro Som José Brandão de Castro.
Esse trabalho vem sendo feito desde 2008 e o objetivo é chegar a 450 cisternas entregues este ano. Para isso se tornar realidade, a entidade pede a colaboração dos associados da Afubesp, como a do banespiano aposentado Lázaro Itamar Gomes Tavares, que mora em Fortaleza (Ceará).
“Conheço de perto o drama que nossos irmãos nordestinos sempre enfrentam com a seca. Agora, a situação está muito mais dramática”, comenta Tavares, que completa: “Sempre tive vontade de fazer algo de concreto e agora, por meio do Comitê Betinho consegui realizar este antigo desejo”.
“Confiamos no espírito de solidariedade e cidadania dos associados da Afubesp, esteios do Comitê. Assim, acredito que chegaremos nas 450 cisternas em 2013!”, conclui José Roberto Vieira Barboza.
Seja um Papai Noel diferente
Doe gotas de solidariedade para com as vítimas da seca. Cada cisterna custa de R$ 1.600 para ser construída, mas a colaboração pode ser com qualquer quantia. Basta depositar em qualquer uma das contas abaixo:
Banco do Brasil Ag.: 0018-3 – Conta Poupança: 85.406-9 Variação: 51
Bradesco Ag.: 3003-1 – Conta Poupança: 100.8818-6
Caixa Federal Ag.: 1004 – Conta Poupança: 013 – 97707-8
Itaú Ag.: 7657 – Conta Poupança 13753-0/500
Santander Ag.: 0001 – Conta Corrente: 13 – 027407-9
Érika Soares – Afubesp