Natal sem fome: comer é um direito de todos

Comitê Betinho realiza sua tradicional campanha Natal sem Fome; Contribua você também
O Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil, divulgado este ano, apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer. Isso quer dizer que 14 milhões de brasileiros ingressaram nesta terrível realidade da fome. Agora, 58,7% da população convive com a insegurança alimentar em algum grau: leve, moderado ou grave.
Sair novamente do Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) é urgente e políticas públicas devem ser implantadas neste sentido brevemente, mas há organizações que trabalham por isso desde sempre. É o caso do Comitê Betinho, que em 2023 vai completar 30 anos de atuação nesta e em outras frentes, como na construção de cisternas no sertão nordestino.
Nos últimos dois anos, a entidade intensificou ainda mais o investimento no combate à fome por conta da pandemia. “Desde abril de 2020 até novembro de 2022, investimos R $483.909,97 na doação de 102,73 toneladas de alimentos”, comenta o presidente do Comitê Betinho, José Roberto Vieira Barboza. Os valores foram repassados para 37 organizações que acolhem pessoas em situação de rua e desempregados.
Agora é momento de proporcionar um Natal sem fome para essa parcela desfavorecida da população, uma campanha que já virou tradição e é apoiada pela Afubesp. Doe qualquer quantia para uma das contas do Comitê Betinho e torne o Natal de muitas pessoas mais digno.
Já são 29 anos de atividades ininterruptas, que demonstram o espírito de solidariedade e de cidadania dos funcionários aposentados do Banespa, fundadores do Comitê que mensalmente contribuem financeiramente com a entidade.