Museu da Água, Rio Piracicaba, Rua do Porto: um dia diferente para os associados da Afubesp
O sol apareceu forte e radiante na quarta-feira, 31 de julho, para deixar o dia dos participantes do Qualidade de Vida ainda mais especial. 45 pessoas chegaram logo cedo à quadra dos Bancários, em São Paulo, para viajar até Piracicaba e conhecer o Museu da Água. O passeio encerrou o ciclo de atividades proposto pelo programa sobre este tema.
Os colegas, que se juntaram a outro grupo composto por 12 bancários aposentados da Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo (Abaesp), foram recebidos na cidade com um gostoso café da manhã na sede da Afupira, onde também funcionam o Sindicato de Bancários local e a Abaesp Regional Piracicaba.
A saudação ficou por conta do presidente do sindicato, Antonio Fernandes Paiva, da presidente da Abaesp, Gloria Abdo, pelos diretores da Afubesp Vera Moura e Wagner Cabanal, e pelo coordenador da Afupira, Ademar Lorenzi.
De lá seguiram para o Museu da Água Francisco Salgot Castillon, onde conheceram como funcionava a 1ª Estação de Captação e Bombeamento de Água do interior paulista. A construção de 1887 possui detalhes arquitetônicos de época como arcos, pisos e paredes de pedras, além de aquedutos centenários e antigas tubulações de ferro.
Orientados pelo guia, os banespianos ficaram sabendo que Piracicaba foi pioneira no interior a implantar o serviço de água encanada. Os colegas visitaram os aquedutos, construídos no século XIX onde a água tratada pelo processo de decantação era armazenada. Os 250 litros tratados diariamente por dia eram responsáveis por abastecer aproximadamente 800 residências.
Viram também várias espécies de peixes comuns por ali dispostos em três aquários, o canal de água que produz a cascata, e apreciaram o belo visual do salto do Rio Piracicaba.
Caminhada e almoço na Rua do Porto
A segunda etapa do passeio consistiu em uma caminhada pela famosa Rua do Porto, que além da beleza natural do Rio Piracicaba apresenta ainda os casarios coloniais, que fazem voltar no tempo. Os colegas aproveitaram para comprar produtos típicos da cidade.
Ao final, um delicioso almoço na beira do rio, com postas de peixes variados feitos no tambor como prato principal, bebidas geladas e muita alegria.
O casal de banespianos Luís Claudio Oliveira e Rosa Marlen Scavassa, que participaram pela primeira vez de uma atividade do Qualidade de Vida, aprovaram não apenas o passeio, mas principalmente a iniciativa da Afubesp. “Temos o hábito de viajar a dois, mas com uma turma é mais divertido. A Afubesp está de parabéns pelo programa e vamos indicar para outros banespianos que ainda não o conhecem”, comentou Oliveira.
Mais fotos: http://www.flickr.com/photos/afubesp/sets/72157634892516432/
Texto: Érika Soares
Fotos: Camila de Oliveira