Muita calma nessa hora: é tempo de organizar o bolso para as despesas de início de ano
Todo começo de ano é o mesma coisa: passadas as festividades, a realidade bate na porta e as contas típicas da época começam a chegar na caixa de correio. Os principais acertos de contas são o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, recolhido pelas prefeituras) e o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, do fisco estadual).
Além dos impostos, há também os gastos extras com material escolar, matrículas e afins. Se os mais precavidos guardaram a segunda parcela do 13º se preparando para esse momento, outra grande maioria vê o assunto com preocupação. E, para iniciar essa etapa com o bolso equilibrado, a Afubesp dá algumas dicas.
Em primeiro lugar, fuja dos empréstimos: os juros praticados pelos bancos nessa modalidade são bem mais altos do que os de atraso de impostos. O Santander, por exemplo, cobra uma taxa de 3,59% ao mês em simulação de empréstimo para R$ 960 em um ano de parcelas. Já a multa por dia de atraso do IPVA é de 0,33% mais juros de acordo com a Selic.
Mas se avaliar com cautela que uma ajuda de fora for realmente necessária, ponha na ponta do lápis sua programação de gastos mês a mês considerando múltiplos cenários. Empréstimo só será minimamente vantajoso se o Custo Efetivo Total (CET) do crédito for menor que os juros cobrados dos impostos. Geralmente, os créditos consignados praticam taxas mais razoáveis.
Há, nos casos do IPVA e IPTU, a opção de parcelar o valor – em três e seis vezes, respectivamente. A partir desse ano, o imposto automotivo de São Paulo também poderá ser parcelado via cartão de crédito por meio de lojas físicas credenciadas. Para quem não conseguiu reservar dinheiro durante o ano passado para este fim, essas podem ser boas alternativas, apesar de o pagamento à vista garantir desconto de 3% na cota única. Então, para os próximos anos, fazer o pé de meia mensalmente pode ser mais vantajoso.
Atenção às datas
Os valores dos impostos já estão disponíveis para consulta desde dezembro do ano passado, e o calendário paulista de vencimentos do IPVA foi iniciado em 9 de janeiro. Cada Estado tem seu próprio calendário de pagamentos. No entanto, se você ainda não consultou o seu, se apresse. Para o IPVA 2019 de SP, verifique no portal da Secretaria da Fazenda (www.portal.fazenda.sp.gov.br) com o número da placa e o Renavam. É preciso lembrar que a secretaria não envia mais avisos de vencimento aos proprietários.
Os boletos do IPTU 2019 começam a vencer no início de fevereiro e devem ser enviados pelas prefeituras municipais. Em caso de dúvida, disque 156 (Sistema de Atendimento do Cidadão para a cidade de São Paulo).
Afubesp