Manifestação em São Paulo paralisa Centro Administrativo do Santander

Protesto teve como mote irregularidades nas eleições do SantanderPrevi e serviu para dar ‘boas vindas’ ao novo presidente

No dia 2 de fevereiro, o Santander respondeu a uma carta enviada pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo,  12 dias antes exigindo o cancelamento das eleições irregulares colocadas em marcha pelo banco para os conselhos do SantanderPrevi. Na resposta, o Santander afirmava que marcaria uma reunião com os trabalhadores dentro de uma semana para tratar do assunto.

Passaram-se mais de duas semanas e nada. Em protesto por mais uma promessa não cumprida pela direção do banco espanhol, o Sindicato, com apoio da Afubesp, fez uma manifestação na manhã de quinta, 17, em frente ao Casa 1, atrasando até as 10h a abertura da concentração.

“Os absurdos que envolvem o SantanderPrevi foram o mote principal, mas a lista de problemas que enfrentamos vai muito além, e grande parte delas está ligada ao fato de o Santander não aplicar seu discurso na prática”, afirmou o diretor do Sindicato e Coordenador da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Marcelo Sá. Entre os problemas mais graves estão a questão da compensação de horas, que, além de serem feitas sem o aval do Sindicato, são realizadas sem respeito à vontade dos bancários, e a pressão por metas, que atinge até mesmo os caixas das agências.

“O Santander precisa contratar mais funcionários para desafogar principalmente as agências. O Brasil é o maior mercado do banco espanhol, responde por 25% do lucro mundial. Já chegou a hora de o Santander retribuir com mais geração de empregos no Brasil”, afirma Sá.

Boas vindas a Portela

Os bancários aderiram e participaram do protesto, elogiando a iniciativa. Também foi lembrado durante o ato o pagamento da PLR, que será antecipado para esta sexta 18.

“Ainda existe uma diferença muito grande entre os valores milionários pagos aos altos executivos nos bônus e a PLR paga aos bancários. Esse abismo precisa ser reduzido, disse o diretor do Sindicato Roberto Paulino, que também participou do protesto. “Podemos dizer que foi um ato de ‘boas vindas’ ao novo presidente do banco, o espanhol Marciel Portela, para que fique claro para ele que os bancários vivem um inferno no Santander e que é necessária uma mudança de rumo. O Santander fala muito em ‘construir juntos a melhor empresa para se trabalhar’. Todos queremos isso, mas é preciso que antes o banco alie discurso e prática e dê realmente espaço para o trabalhador e respeite seus funcionários”, completa.

Seeb SP

Siga as redes

Canais de comunicação

Outras Notícias

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

43 anos de Afubesp: uma história de construção coletiva e defesa inegociável de direitos

Na AGE, associados da Cabesp expõem armadilha e reforçam alerta: NÃO VOTE NO PLEBISCITO!

Boletim Informativo

Chegada do inverno mobiliza ações solidárias; Comitê Betinho faz ação de doação de cobertores

Notícias Últimas

Representantes dos funcionários do Santander entregam minuta de reivindicações ao banco após encontro nacional

Notícias Últimas

Afubesp: 43 anos na luta pelos seus direitos

Notícias Videos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *