Liminar manda respeitar estatuto da Cabesp
A Afubesp pesquisou vários modelos de votação nos fundos de pensão, caixas beneficentes, associações e institutos. Solicitou ao Banesprev planilhas da distribuição dos banespianos por faixas etárias e endereços residenciais. A conclusão da entidade é que o melhor sistema de votação para a Cabesp e o Banesprev é a adoção do voto misto, combinando o eletrônico, que pode ser pela internet e telefone, com a possibilidade de voto pelo correio a partir de uma faixa etária. Esse é o sistema usado pela maioria dos fundos de pensão.
Porém…
Desde sempre, os estatutos da Cabesp e do Banesprev determinam que a votação deve ser feita em urna e nas agências, o que segue o modelo das eleições republicanas no Brasil. Alguns banespianos acham que o voto pelo correio pode ser mais cômodo, entretanto, há dois anos a Cabesp fez uma lambança com esse modo de votar, pois as cédulas não chegaram para mais de mil banespianos. O quórum da votação não aumentou, as cédulas eram facilmente violadas, várias afabans recolheram votos com motoboys e muitos foram adulterados. Tudo isso “queimou” a ideia de eleição por correio. Por isso, a Afubesp desenvolveu estudos sobre um modelo que pudesse combinar a praticidade com a segurança.
Qual o caminho?
Os estatutos são as maiores garantias de preservação das nossas conquistas. Assim, se alguma vírgula merece ser mudada, deve-se convocar uma reforma estatutária, que nas duas entidades obedecem quase o mesmo critério, com a obrigatoriedade de realização de assembleia e/ou plebiscito.
Assim como faz o Banesprev que trilha o caminho correto, de debater suas propostas com os associados em assembleia e plebiscito. Se hoje mexem arbitrariamente no modo de votar, amanhã vão mexer no que quiserem.
Infelizmente, a Cabesp, numa postura absolutista que lembra os tempos de Luiz XIV, decidiu isolada em gabinete, com medo do povo, mudar o processo de votação e quer colher os votos pelo correio mais uma vez. A Cabesp teve dois anos para fazer o que faz agora o Banesprev, mas seu presidente, encastelado no ar condicionado, acha que pode decidir tudo como um imperador.
A Afubesp entende que, mais que uma discussão da forma de votação, está em jogo a preservação do estatuto e vai recorrer à Justiça e à mobilização toda vez que alguém tomar alguma decisão que contrarie as regras.
A Afubesp emitiu uma nota onde cria um novo factoide, inventa que a decisão de respeitar o estatuto é contra os aposentados. Chega a absurdo de tratar nossos colegas como “incapazes e imobilizados”, como pessoas presas a seus aposentos.
Os aposentados devem saber que a defesa do estatuto é a sua maior garantia.
A Afubesp lamenta este movimento eleitoreiro, que busca angariar voto dos colegas, mesmo que isto coloque em risco o estatuto da Cabesp.
Fonte: Afubesp