Lançada campanha global por direitos iguais no Santander e HSBC
Representantes de bancários do Santander e do HSBC de pelo menos 19 países das Américas, Europa e Ásia, compareceram, nesta quarta-feira 17, em São Paulo, no lançamento da campanha internacional pela assinatura do Acordo Marco Global, um documento que garanta direitos fundamentais e conquistas como organização sindical sem ingerência patronal e sindicalização sem retaliações, repressão ou discriminação.
O seminário foi organizado pela Union Network International (UNI-Sindicato Global), que representa mais de 20 milhões de trabalhadores de 220 entidades sindicais dos setores de serviços em todo o mundo, com apoio da Contraf-CUT, Fetec-CUT SP, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e da Afubesp.
“Queremos nestes dois dias traçar as estratégias para os acordos, que esperamos estejam concluídos em novembro, no Congresso Mundial da UNI que acontece no Japão”, disse o presidente da UNI Finanças, Oliver Röethig. A UNI Finanças é um braço da UNI Global, sindicato mundial que representa 20 milhões de trabalhadores em todo o mundo e que está à frente da campanha.
Participaram do lançamento da campanha o presidente da Afubesp, Paulo Salvador, e vários diretores da entidade, entre os quais, Rita Berlofa, uma das organizadoras do evento e que ocupa as funções de coordenadora na Rede dos Trabalhadores do Santander na América pela UNI e das Centrais Sindicais do Cone Sul.
Atos – Dentro da programação da campanha pelo Acordo Marco Global foram realizados atos na manhã desta quinta, dia 18, no Centro Administrativo Santander (Casa 3, Avenida Interlagos, 3.501, Santo Amaro), que contou também com uma reunião entre os dirigentes sindicais e os bancários.
Clique aqui para saber mais.
Fonte: Érika Soares – Afubesp com Seeb SP