Juros bancários ficam praticamente estáveis em agosto
As taxas de juros bancárias cobradas dos consumidores ficaram praticamente estáveis em agosto, segundo pesquisa divulgada na terça-feira, dia 16, pelo Procon-SP.
Os juros médios do empréstimo pessoal tiveram leve alta de 5,43% para 5,44% ao mês. Dos dez bancos incluídos na pesquisa, elevaram suas taxas a Caixa Econômica Federal (de 5,15% para 5,28%) e o Santander (de 5,75% para 5,80%). A única queda constatada foi na taxa de empréstimo pessoal do HSBC, de 5,12% para 5,10%.
Em relação ao cheque especial, a taxa média cobrada pelos bancos ficou estável em 8,29%. Nenhum dos bancos pesquisados alterou os juros.
Nas reuniões de junho e julho, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central manteve a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) em 19,75% ao ano. A estabilidade da taxa básica acabou influenciando a leve variação dos juros bancários.
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, realizou a pesquisa entre os dias 4 e 5 de agosto.
Os bancos que fizeram parte da pesquisa foram HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real e Unibanco.
fonte: Folha Online