Jurídico da Afubesp orienta associados sobre o Golpe do Motoboy

Estão cada dia mais requintados os golpes aplicados, principalmente contra idosos. Um deles, que têm feito muitas vítimas, incluindo associados da Afubesp, é o chamado Golpe do Motoboy. Passando-se por funcionário do banco, os golpistas ligam para o cliente no telefone residencial pedindo confirmação de movimentações consideradas suspeitas em conta corrente ou cartão de crédito. Em seguida, pedem que seja feito o bloqueio imediato do mesmo por meio da central de atendimento, cujo número está disponível no verso do cartão.
A pessoa desliga o telefone e segue a orientação discando para o número. No entanto, os golpistas seguram a linha (por isso o golpe só funciona no telefone fixo) e desviam para uma central falsa, que solicita a digitação de senhas e o corte do cartão ao meio.
Assim, noticiada a suposta fraude, o atendente (falso) informa que mandará um motoboy no endereço do cliente, para que esse recolha o cartão e tome as providências necessárias para a prevenção do golpe.
Com a senha e o chip do cartão intacto é possível seguir fazendo compras, provocando inúmeros prejuízos financeiros. “A pessoa que sofrer tal golpe deverá imediatamente procurar uma delegacia de polícia e fazer um Boletim de Ocorrência, bem como, acompanhar sua conta para verificar quaisquer irregularidades, devendo guardar todos os extratos que tenham movimentações estranhas”, orienta o advogado da Afubesp, Anselmo Silva.
Depois, deve entrar em contato com a Afubesp, para ver quais são as medidas jurídicas possíveis. Isso porque, segundo o Código de Defesa do Consumidor, as instituições financeiras respondem pela reparação dos prejuízos causados aos seus correntistas por defeitos relativos à prestação dos serviços bancários.