Junho Violeta – Caminhada por direitos da pessoa idosa acontece no próximo dia 17
Na próxima segunda 17, acontece a 13ª edição da Caminhada de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, organizada pelo GARMIC (Grupo de Articulação para Moradia de Idosos na Capital) e outras entidades. O ato se inicia às 9h, em frente ao Pateo do Collegio, com caminhada até a Prefeitura da capital paulista.
Este ano tem como tema “Verbos que se encontram: cuidar e envelhecer” – e o objetivo de lutar por políticas públicas, moradia e segurança alimentar e nutricional para a população idosa.
A caminhada foi idealizada pelo Garmic e pela Abaesp (Associação dos Bancários Aposentados do Estado de São Paulo), quando presidida por Glória Abdu, a nossa querida e saudosa Glorinha, para chamar a atenção da sociedade para todas as formas de violência sofrida pela população mais velha.
Junho Violeta
Neste mês é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2011.
As violências mais recorrentes são: Violência física, Abuso psicológico, Negligência, abandono e violência institucional, Abuso financeiro, Violência patrimonial, Violência sexual, Discriminação (etarismo, idadismo). De acordo com a pesquisa Denúncias de Violência ao Idoso no Período de 2020 a 2023 na Perspectiva Bioética, as ocorrências de agressões contra idosos no Brasil tiveram aumento de quase 50 mil casos em 2023 na comparação com o ano anterior. (Fonte: Agência Brasil)
Em 2024, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), lançou a campanha “Junho Violeta – Liberdade Não tem Prazo de Validade”, em parceria com a Assessoria Especial de Comunicação Social (ASCOM/MDHC), com o propósito de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência contra a pessoa idosa.
DENUNCIE!
Para denunciar qualquer tipo de violência contra o idoso, procure o Disque Direitos Humanos (Disque 100) e/ou pelo Disque Denúncia (181) para a Delegacia do Idoso.