Quinta-feira (7) é o prazo final para proprietários de veículos com placas de final 1, registrados no estado de São Paulo, têm para pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2021 à vista com desconto. O IPVA pode ser pago na rede bancária autorizada (guichê do caixa, autoatendimento, internet banking, débito agendado) ou nas casas lotéricas, utilizando o código Renavam constante no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos – CRLV.
Quem optar pelo pagamento parcelado (em três vezes) também têm até quinta-feira para quitar a primeira parcela. Caso o pagamento não seja feito, os proprietários têm até o dia 9 de fevereiro para pagar o valor integral, sem desconto.
O calendário com a data de vencimento de acordo com a placa do veículo pode ser consultada no site da secretaria. Quem deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa é fixado em 20% do valor do imposto.
Os valores podem ser consultados no portal da Secretaria da Fazenda, mediante o número do Renavam e a placa do veículo.
Outras placas
Para quem optar pelo licenciamento antecipado independentemente do número final da placa do veículo, desde o dia 4 já é possível o pagamento: em cota única, até o dia 20 de janeiro de 2020, com desconto de 3%; em cota única, até o dia 25 de fevereiro de 2020, sem desconto; até o dia 22 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.
PCDs
Este ano, pessoas com deficiência (PCDs) precisam estar atentos ao IPVA. O Governo Doria cortou a isenção do imposto para cerca de 80% dos motoristas que se declaram PCD. A mudança na lei foi aprovada na Assembleia Legislativa em outubro passado, e fazia parte do pacote de mudanças proposto pelo Poder Executivo paulista.
Imagem: Detran
Respostas de 4
Embora eu tenha uma deficiência grave na perna e no pé esquerdo, meu carro não é adaptado. por isso fui agraciado com a cobrança do IPVA. Que existam muitas fraudes nessas isenções, eu não duvido, mas taxar todo PCD, como se fosse desonesto é inaceitável! Estou esperando a Afubesp entrar com uma Ação Coletiva contra essa barbárie!
Bom dia.
Sou PCD, carro comprado em 2018, isento de IPVA e agora, sou informado via e-mail pelo DETRAN, que tenho de pagar R$ 2.200,00 ref. IPVA 2021, retirando um direito adquirido em Outubro de 2018.
Peço orientação e providências urgentes da Afubesp quanto a possivel ação judicial contra esse absurdo.
Suponho que, assim como eu, centenas de Banespianos, associados a Afubesp estão na mesma situação.
Aguardo seu breve retorno.
Muito Obrigado.
Sérgio Melo
Cada jornalismo do site da Afubesp? Acabei de ligar no banco e soube que não vão mais receber ipva pela intranet e disseram para eu ir no Detran. Isto já caberia um matéria no site informando associados faz tempo. E além disto já entrei no site do detran e não emitem boleto com código para pagamento. Absurdo isto. Acorda Afubesp.
Bom dia, sr.
As informações sobre o pagamento do IPVA 2021 constam no link: https://afubesp.org.br/ipva-ainda-e-possivel-quitar-o-imposto-sem-multa/
Para quem é correntista do Santander nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, pode emitir e pagar os impostos diretamente pelo internet banking. Basta informar o número do Renavam. Segundo o banco, é possível sim realizar o pagamento pelo caminho que o senhor fez. O passo a passo é este: https://www.santander.com.br/educacao-financeira/ipva-dpvat
Se o sr. encontrou dificuldades em emitir boleto via Detran, sugerimos que procure diretamente um canal de atendimento com o órgão.
Atenciosamente