#Afubesp30anos: integrações esportivas e culturais fazem parte da nossa história
Durante este mês de aniversário de 30 anos, a Afubesp relembra a sua história, que está intimamente ligada à história dos funcionários da ativa e aposentados do Banco do Estado de São Paulo, suas lutas e também comemorações.
Entre as atividades mais genuínas do Banespa, sem dúvida, uma tem um lugar especial no coração dos banespianos e, por isso, merece ser relembrada: a Integração Esportiva e Cultural. O evento nacional, que teve 28 edições, foi iniciado em 1977 com o objetivo de não apenas valorizar os mais variados talentos dos funcionários do banco de cada cantinho do país, mas também, como próprio nome diz, integrá-los.
Música, artes plásticas, redação, jogos de tabuleiro, de cartas, esportes de quadra, campo, piscina e até concurso de miss e mister, entre tantas outras modalidades, eram concorridos pelas delegações, compostas por funcionários e seus familiares. Cada uma delas tinha sua barraca e a alegria era geral.
“Dava muito trabalho organizar esses enormes eventos, mas apesar do grande número de pessoas (algumas edições agruparam mais de 10 mil) e tantas modalidades esportivas e culturais a gente não ouvia reclamações e nunca tivemos um incidente grave”, comenta o diretor da Afubesp, Sérgio Zancopé, o idealizador da Integração. “O pessoal vinha do interior e de outros estados para disputar os jogos e muitos ficavam para acampar no clube durante o final de semana. Os ginásios ficavam forrados de colchões para acomodar os banespianos e suas famílias”, lembra o dirigente, com saudade.
Além do evento nacional, realizado sempre no Esporte Clube Banespa, eram organizadas também as integrações regionais. Zancopé conta que a atividade chegou a ser usada ainda para alavancar agências mal colocadas em cidades do interior. “Uma vez realizamos uma integração em Santa Bárbara D’Oeste envolvendo os habitantes da cidade para destacar o nome do Banespa, que, em números estava entre os últimos. O evento simplesmente mudou o panorama do banco no município, de uma conta corrente aberta por dia pulou para 35!”
Em 2002, quando a festa comemorava jubileu de prata, Zancopé foi homenageado e recebeu um troféu como símbolo de seu pioneirismo.
Afubesp presente
Com a preocupação de sempre estar ao lado do banespiano, nos momentos de alegria e de lutas, a Afubesp esteve presente sempre nas integrações, seja participando com sua delegação, seja contribuindo com os eventos nacionais e regionais.
Até por isso, em 2006, quando o Santander extinguiu a festa dos banespianos, a associação foi a única a protestar pelo fim de um evento que já fazia parte do calendário de atividades dos colegas.
Anos depois, em 2009, para relembrar a história e homenagear aqueles que ajudavam na organização dos eventos, a entidade promoveu um encontro entre os coordenadores de Integrações Esportivas e Culturais Banespa. Um momento de recordar os bons tempos.
>>> Veja fotos do Encontro do CCI
Por Érika Soares – Afubesp