Imunização: Se você já tomou a vacina contra a Covid-19, fique atento à segunda dose!
Em meio ao momento grave da pandemia no Brasil, a única esperança que temos é a vacinação da população – ainda que num ritmo aquém do necessário. Entretanto, um fato pode colocar em risco todo o progresso feito até aqui: de acordo com informações do Ministério da Saúde, mais de 1,5 milhão de pessoas deixou de tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Sem a administração das duas doses, a imunização não é efetivada.
Atualmente são duas as vacinas aplicadas no Brasil: a da farmacêutica AstraZeneca (produzida pela FioCruz em parceria com a Universidade de Oxford), e a CoronaVac (Sinovac com o Instituto Butantan). O intervalo de administração entre a primeira e segunda dose são distintas para cada fabricante. A CoronaVac obtém resultados num intervalo de 21 a 28 dias, e a de Oxford, num período de três meses.
Uma das causas da ausência da população em tomar a segunda dose pode ser a confusão entre estes dois imunizantes. Por isso é importante checar a carteira de vacinação para verificar a data apontada para a segunda dose, tal como ter o conhecimento sobre qual vacina tomou da primeira vez. Lembrando que a segunda dose precisa necessariamente ser do mesmo fabricante da primeira.
Caso você tenha perdido o prazo da segunda dose, procure mesmo assim o quanto antes um posto de vacinação para completar o esquema vacinal. Ao não fazê-lo, você não coloca em risco somente a sua saúde, mas compromete a barreira de proteção contra a Covid-19 como um todo.
Ainda que você já tenha recebido as duas doses, continue adotando as medidas de proteção como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social. Espalhe esta informação!
Afubesp
Foto: Gustavo Vara